Depois de uma janela de transferências fraca para a Premier League em janeiro, o Arsenal começa a se movimentar internamente por renovações. Agora, está muito perto de estender o contrato de um “astro” pouco usual e muito elogiado por Mikel Arteta.
Trata-se de Takehiro Tomiyasu, que, segundo o “The Athletic”, está perto de assinar um novo contrato de longo prazo com os Gunners. No início da temporada, Arteta chegou a colocar o defensor como “provavelmente o melhor que já viu em muitas situações”.
Tomiyasu em alta no Arsenal
O clube inglês contratou o defensor japonês em 2021, vindo do Bologna, inicialmente em um contrato de quatro anos com a opção de mais uma temporada. Com Tomiyasu nos últimos 18 meses desse contrato, uma extensão, que foi negociada ao longo dos últimos meses, é uma questão importante para o Arsenal.
Ele esteve ausente representando o Japão na Copa da Ásia nas últimas semanas. A derrota dos japoneses por 2 a 1 para o Irã no último sábado (3), encerrou sua campanha nas quartas de final, o que significa que o jogador pode voltar à ação pelo Arsenal contra o West Ham United neste domingo (11).
O retorno do defensor fornecerá profundidade muito necessária para Arteta, após Oleksandr Zinchenko ter sido substituído no intervalo com uma lesão na panturrilha contra o Liverpool.
Não foi dado um prazo para a lesão de Zinchenko, mas a versatilidade de Tomiyasu é um grande benefício para Arteta. O treinador, inclusive, elogia esse ponto desde que o japonês chegou ao Emirates Stadium:
— Isso lhe dá muitas soluções, não apenas porque, como lateral-direito, ele pode usar ambos os pés, mas ele pode jogar como zagueiro central direito, zagueiro central esquerdo e lateral esquerdo — disse o técnico na temporada de estreia de Tomiyasu.
‘O melhor de todos’ para Arteta
O comandante dos Gunners enfatiza a versatilidade do seu jogador e diz “é assim porque ele foi treinado dessa maneiras desde muito jovem, então, para ele, esquerda e direita são iguais.” No início desta temporada, Arteta acrescentou:
— Seus conceitos, seus princípios, a maneira como ele os aplica, a maneira como entra em duelos. A maneira como ele lê o perigo e resolve situações urgentes com muita calma — disse o treinador.
Arteta entende que sua habilidade para defender e a maneira como seu corpo é construído o tornam um jogador realmente completo para fazer isso. “É realmente difícil passar por ele. Ele está sempre alerta, é assim que ele foi criado e educado – ele está sempre super focado. Para um defensor, isso é um atributo grande“, disse.