Martinelli ou Trossard: quem merece a titularidade do Arsenal, em números

7 minutos de leitura

O técnico Mikel Arteta tem uma dor de cabeça no Arsenal. O brasileiro Gabriel Martinelli e o belga Leandro Trossard disputam uma vaga no trio de ataque, que também conta com Bukayo Saka e Kai Havertz.

Titular absoluto na temporada passada, Martinelli não conseguiu repetir a grande campanha que fez em 2022/23, quando marcou 15 gols e deu cinco assistências na Premier League. No Campeonato Inglês 2023/24, os números caíram para seis tentos e quatro passes para gol.

Já Trossard, que esteve entre os 11 iniciais em 18 jogos da edição anterior da PL, balançou as redes 12 vezes e deu uma assistência no período, com média de gols por minuto superior a qualquer outro jogador do Arsenal.

Quando Martinelli sofreu uma pequena lesão no pé, Trossard ganhou a chance de ser titular na partida de volta das oitavas de final da Champions League, contra o Porto, e foi o autor do gol que levou a decisão para a prorrogação. O brasileiro reassumiu a titularidade nos dois jogos contra o Bayern de Munique, nas quartas, e pouco ajudou.

Ian Wright, lenda do Arsenal, falou sobre a disputa entre Martinelli e Trossard pela vaga no canto esquerdo do time de Arteta.

— Estamos falando de alguém que é, sem dúvida, nosso melhor finalizador, alguém que entra e muda os jogos. Sim, sabemos que Martinelli tem muita velocidade e, quando está em forma, é muito, muito perigoso, mas o que sabemos sobre Leandro Trossard é que sua movimentação e seu entrosamento com o resto do time são muito importantes.

“Vimos ele entrar, marcar e participar de um gol [contra o Villa]. Ele é alguém que você olha agora e se pergunta: ‘O que ele precisa fazer para ser titular?'”, complementou.

Martinelli lamenta em ação pelo Arsenal
Martinelli em ação pelo Arsenal (Foto: Imago)

Incômodo de Trossard

Nesta temporada, o atacante belga se mostrou frustrado com o banco, e externou o incômodo depois da vitória sobre o Aston Villa no dia 24 de agosto.

— Eu acho que todo mundo quer começar e jogar nas partidas obviamente, então cabe ao jogador a forma como ele responde. Eu sempre quero causar impacto, seja saindo do banco ou como titular — disse ele após marcar contra o Villa.

Arteta minimizou a declaração, afirmou ser natural que o belga fique frustrado e aproveitou para destacar a atitude como um exemplo para a equipe. Isso porque o jogador continua a mostrar bom desempenho mesmo quando é reserva.

— Quando você não é escolhido, há certas maneiras de reagir. Leo está chateado, mas mostra em campo quão bom ele é. Não reage mal. Essa é uma grande qualidade. Quando você o coloca no 11 inicial, ele faz exatamente a mesma coisa, e isso é um grande exemplo para o resto da equipe. Quando entrou, ele foi incrível. Isso é o que precisamos.

O técnico também admitiu, na ocasião, que o belga tinha mais chances de figurar na escalação inicial. Trossard até foi incluído no time que começou o duelo contra o Brighton no último sábado (31), pela rodada três da PL. Já Martinelli esteve entre as opções no banco de reservas.

— Tenho dois grandes pontas-esquerdas. É sempre um desafio [escolher um deles], mas você sabe que vai ter qualidade para jogos específicos. Decidi jogar com o Gabi, e ele teve uma boa atuação. Quando decidi que precisávamos mudar o jogo, [Trossard] entrou e fez a diferença. Então, grande mérito para ele.

Arsenal nega proposta por Trossard

Leandro Trossard Arsenal
Trossard pelo Arsenal (Foto: Imago)

O Arsenal recusou uma oferta de empréstimo do Al-Ittihad por 5 milhões de euros (R$ 31,2 milhões), com obrigação de compra por um valor entre 20 e 25 milhões de euros (R$ 124,8 e 156 milhões).

A recusa pode ser sinal de maior utilização de Trossard por Arteta. Contra o Brighton, o belga foi substituído no início do segundo tempo pelo zagueiro Riccardo Calafiori, depois que o Arsenal teve o meio-campista Declan Rice expulso.

Agora, com a suspensão de Rice e as ausências contínuas de Gabriel Jesus e Mikel Merino por lesão, Trossard deve pintar como titular na maratona de três jogos em oito dias que o Arsenal enfrentará após a parada para a Data Fifa.

Entretanto, num futuro com Raheem Sterling, recém-contratado do Chelsea por empréstimo, Martinelli, Gabriel Jesus e Merino disponíveis, onde Trossard terá espaço? Isso sem contar com a presença fixa de Saka e Havertz.

Martinelli x Trossard em números

Martinelli Trossard Arsenal
Martinelli substituindo Trossard no Arsenal (Foto: Icon Sport)

Há quem acredite que Trossard não é tão eficaz começando os jogos e que seu melhor papel é realmente como um substituto de impacto. Mas, na prática, seja atuando na ponta-esquerda ou pelo meio, ele raramente decepciona.

Já Martinelli oscilou no final da última temporada, não participando diretamente de um gol sequer em nenhuma das dez últimas rodadas da Premier League. O belga, por sua vez, desempenhou um papel fundamental, marcando quatro gols em cinco jogos entre 20 de abril e 12 de maio.

Com a característica de explosão, Martinelli já mostrou sua capacidade de entregar ofensividade ao Arsenal, mas está cada vez mais difícil de ver sua melhor forma.

Contra o Aston Villa, por exemplo, o brasileiro teve muita dificuldade para entrar no jogo. Foram apenas 27 toques na bola e nenhuma finalização.

Outras estatísticas negativa do embate é que Martinelli foi apenas uma vez no último terço do campo, além de ter completado somente um único drible e perdido a posse de bola 11 vezes.

Entretanto, no recorte da temporada passada, a primeira completa de Trossard pelo Arsenal, a disputa entre os atacantes na Premier League, em números, é parelha. Veja:

MartinelliTrossard
Jogos (titular)35 (24)34 (18)
Gols612
Gols esperados (xG)6,857,90
Assistências41
Assistências esperadas (xA)5,223,15
Chutes certos por jogo0,60,6
Grandes chances criadas73
Passes decisivos por jogo1,30,7
Cruzamentos certos0,8 (aproveitamento de 26%)0,3 (aproveitamento de 18%)
Dados: Sofascore

Considerando todos os campeonatos, Martinelli, com seis anos de idade a menos e duas temporadas a mais no Arsenal, tem números semelhantes aos de Trossard:

MartinelliTrossard
Gols4119
Média de gols por jogo0,20,2
Assistências2412
Média de assistências por jogo0,10,1
Jogos17771
TítulosCopa da Inglaterra 2019/20 e Supercopa da Inglaterra de 2023Supercopa da Inglaterra de 2023
Dados: Sofascore
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.