Gabriel Martinelli deve estar se sentindo no céu neste domingo (8), após voltar de lesão depois de quase um mês fora, entrar no segundo tempo do clássico contra o Manchester City e marcar o gol da vitória do Arsenal nos minutos finais, no Emirates Stadium, em jogo válido pela oitava rodada da Premier League.
Fato curioso do retorno de Martinelli é que o atacante “previu” sua volta justamente contra o Manchester City. O atacante brasileiro saiu de campo ainda no primeiro tempo do confronto contra o Everton no dia 17 de setembro, no Goodison Park. Posteriormente, ficou constatada uma lesão no tendão da coxa.
— Há algumas semanas ele vem dizendo que estaria lá contra o City. Todo mundo dizia que não era e ontem ele me disse “chefe eu avisei que seria” — contou o técnico Mikel Arteta após a vitória sobre o Manchester City.
Martinelli entrou em campo logo no primeiro minuto do segundo tempo, após Leandro Trossard sentir o tendão. O atacante precisou de pouco tempo para levar perigo à defesa do Manchester City. O brasileiro ainda foi coroado com o gol que deu a vitória ao Arsenal.
— Quando Leo (Trossard) sentiu o tendão aos 46, eu me virei e Martinelli estava com o seu kit. “Chefe, estou pronto”. É a alegria de uma criança. Sua mentalidade é incrível para sua idade. É uma alegria tê-lo. Hoje ele mudou o jogo e foi muito útil para vencermos — complementou Arteta.
Gabriel Martinelli é um dos principais jogadores do Arsenal desde a temporada passada. Em 2023/24, ele deu duas assistências e é o terceiro do time em dribles certos (média de 1,7 por jogo) e chutes corretos (média de 0,8 por partida).
Arsenal na Premier League
Com a vitória, o Arsenal alcançou a vice-liderança da Premier League, com 20 pontos, mesma pontuação do líder Tottenham. Já o Manchester City, que perdeu seu segundo jogo seguido (o que não acontecia desde 2018) é o terceiro, com 18.
Na próxima rodada, o Arsenal visita o Chelsea no início da tarde do dia 21, às 13h30 (horário de Brasília), no Stamford Bridge. No mesmo dia, um pouco mais cedo, às 11h (horário de Brasília), o Manchester City recebe o Brighton, no Etihad Stadium.