Por Diogo Magri e Lucas Barbosa
Contratado em 2022 em uma oportunidade de mercado vista por Edu Gaspar, Marquinhos chegou ao Arsenal como uma grande promessa para o futuro. Ele não conseguiu se tornar parte definitiva do elenco de Mikel Arteta, foi emprestado ao Norwich e depois ao Nantes, no início da atual temporada.
Através de suas mídias oficiais, os Gunners oficializaram a volta de Marquinhos ao clube após a primeira metade da temporada em solo francês. A decisão já era esperada pela imprensa europeia.
Mas o futuro do atacante deve seguir longe do Emirates Stadium. A PL Brasil apurou com uma fonte ligada ao jogador que o Arsenal pretende novamente emprestá-lo a algum clube da Europa. Um retorno ao futebol brasileiro, neste momento, é bastante improvável.
Marquinhos has been recalled from his loan spell at Ligue 1 side FC Nantes 👇
— Arsenal (@Arsenal) January 12, 2024
Por que o Arsenal terminou o empréstimo de Marquinhos ao Nantes?
O clube inglês estava insatisfeito com a baixa utilização do jovem de 20 anos no time francês. A equipe sentiu que Marquinhos poderia ter o desenvolvimento estagnado se continuasse nessa situação.
Marquinhos no Nantes
- 7 jogos
- 150 minutos em campo
- 0 gols
- 0 assistências
Numéro 10 🇧🇷🖋
Bienvenue Marquinhos 🫂 pic.twitter.com/rRG5qUVUyf
— FC Nantes (@FCNantes) August 12, 2023
Além disso, a disputa do Torneio Pré-Olímpico com a seleção brasileira pesou para a decisão. O Nantes era contrário à ida da promessa para a competição, enquanto o Arsenal desejava sua participação. Na nota oficial, o time londrino destacou que o cria de Cotia seguirá para a preparação junto ao elenco do técnico Ramon Menezes e que terá papel importante para a ajudar o Brasil a cumprir seus objetivos.
— Nosso atacante trabalhará duro para garantir que o Brasil seja uma das duas seleções sul-americanas qualificadas para o Torneio Olímpico de Futebol Masculino das Olimpíadas de 2024, realizado na França neste verão–
Marquinhos entrou em campo pelo Arsenal na temporada 2022/23, mas não teve uma grande sequência. Ele fez seis jogos e um gol sob o comando de Mikel Arteta. O jogador tem contrato com os Gunners até junho de 2027.