A Premier League oficializou na última sexta-feira (17) a punição sobre o Everton por conta de irregularidades financeiras nos últimos anos. Houve dedução de 10 pontos na tabela da atual temporada. A decisão preocupou o Manchester City.
A punição enviou ondas de choque por toda a elite do futebol inglês, especialmente entre torcedores do Arsenal, que aguardam o resultado da investigação do Fair Play Financeiro (FPF) dos Citizens na torcida que o título da última temporada sofra alterações.
Foi revelado em fevereiro deste ano que o time azul de Manchester havia sido acusado pela Premier League por mais de 100 violações de suas regras financeiras após uma investigação de quatro anos.
O que pode acontecer com o Manchester City?
O comunicado de fevereiro lista as violações do clube, que chegam a 115 entre 2009 e 2018. Em termos de punições potenciais, o escritor do “Times”, Martyn Ziegler, já delineou que se as violações forem confirmadas, o City poderia sofrer uma dedução de pontos na Premier League assim como o Everton, ou pior ainda: ser expulso da principal liga do futebol inglês.
Os atuais campeões da Premier League reiteraram, nesta semana, em um relatório anual financeiro, sua posição sobre a situação. O clube quer uma revisão das acusações:
Em 6 de fevereiro de 2023, de acordo com a Regra W.82.1 da Premier League, a Premier League encaminhou um número de alegadas violações das Regras da Premier League pelo Manchester City Football Club a uma Comissão nos termos da Regra W.3.4 da Premier League.
Em fevereiro de 2023, em resposta às acusações, o Clube emitiu uma declaração pública na qual saúda a revisão deste assunto por uma Comissão independente, para considerar imparcialmente o amplo conjunto de evidências irrefutáveis que existem em apoio à sua posição.
Stefan Borson, advogado inglês e especialista no tema, utilizou as redes sociais para comentar sobre a punição do Everton e que tanto o City quanto o Chelsea, outro investigado, também podem sofrer sanções graves:
— Alarmista ou não, a extensão das acusações da PL está em nível que, se comprovado, deve levar ao rebaixamento – afirmou o advogado.
O Arsenal pode “roubar” o título da Premier League?
Os recentes acontecimentos levantaram perguntas sobre como o Arsenal poderia ser afetado enquanto busca levantar o troféu da Premier League da temporada passada, ou até mesmo em caso de uma dedução de pontos para o time de Guardiola na atual temporada, que daria uma grande vantagem ao time de Mikel Arteta na corrida pelo título deste ano.
No entanto, como as mais de 115 alegadas violações do FPF cobrem um período de nove anos entre as temporadas 2009-10 e 2017-18, não há chance de o Manchester City ser despojado do título da Premier League da temporada passada.
Além disso, Miguel Delaney, repórter do “The Independent”, acrescentou a informação em suas redes sociais:
— As figuras envolvidas não parecem acreditar que quaisquer punições prospectivas seriam retrospectivas ou ‘olhando para trás’ (ou seja, retirar títulos), mas tudo isso é descrito como ‘sem precedentes’ – disse.