Com brilho de Rodri e Foden, Manchester City é decacampeão inglês e conquista marca inédita em 136 anos

7 minutos de leitura

Enquanto Pep Guardiola estiver no Manchester City, a Premier League só terá outro campeão caso aconteça o extraordinário. Pela décima vez na história do Campeonato Inglês, e pela quarta vez consecutiva, algo inédito em 136 anos da primeira divisão inglesa, a taça mais importante no futebol inglês ficou no lado azul de Manchester.

O Arsenal fez uma grande temporada, mas não conseguiu quebrar a hegemonia. Com gols de Phil Foden (2) e Rodri, os Citizens garantiram a conquista ao vencerem o West Ham por 3 a 1 neste domingo (19), em casa. Os Gunners não fizeram sua parte e só empataram com o Everton por 1 a 1 no Emirates

Os títulos do Manchester City

  1. 1936/37
  2. 1967/68
  3. 2011/12
  4. 2013/14
  5. 2017/18
  6. 2018/19
  7. 2020/21
  8. 2021/22
  9. 2022/23
  10. 2023/24)

Os maiores campeões da era Premier League

  • Manchester United – 13 títulos
  • Manchester City – 8 títulos
  • Chelsea – 5 títulos
  • Arsenal – 3 títulos
  • Blackburn – 1 título
  • Leicester – 1 título
  • Liverpool – 1 título

Pela décima primeira vez na história, a Premier League foi decidida na última rodada. As emoções eram compartilhadas e vividas ao mesmo tempo em Emirates Stadium e Etihad Stadium, apesar dos mais de 318 quilômetros que os separam. Arsenal e City fecharam com chave de ouro a grande disputa que protagonizaram ao longo da temporada.

Craques do Manchester City na temporada, Foden e Rodri decidem a Premier League

No melhor estilo Manchester City, o rolo compressor de Pep Guardiola abriu o placar logo no segundo minuto de jogo. Melhor jogador da temporada, Phil Foden fez jus às premiações que vem colecionando nas últimas semanas e marcou um golaço de fora da área. Depois, aos 18 minutos, o camisa 47 balançou as redes mais uma vez e ampliou o placar para 2 a 0.

Tão pressionado no começo, o West Ham só foi se soltar um pouco na segunda metade do primeiro tempo. O time londrino diminuiu com um golaço de bicicleta por Mohammed Kudus, aos 42 minutos, que deu sobrevida ao… Arsenal.

Todos os sonhos do Arsenal foram finalizados definitivamente por Rodri. Um dos jogadores mais decisivos da atualidade, o volante acertou seu característico chute de fora da área no início do segundo tempo. Fazer gols em momentos decisivos para o City tem virado rotina para o espanhol.

  • Fez o gol do título da Champions League contra a Inter de Milão
  • Marcou um dos três gols da vitória contra o Aston Villa que deu o título inglês de 2021/22 ao City
Rodri marcou na vitória do City pelo West Ham
Rodri pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Fica mais fácil vencer quando se tem os melhores ao seu lado. Na hora de decidir, são esses jogadores que aparecem e colocam a decisão no bolso. É assim que o Manchester City constrói sua hegemonia no futebol inglês nos últimos anos.

Lista de títulos do Campeonato Inglês

  • Manchester United – 20 títulos 
  • Liverpool – 19 títulos
  • Arsenal – 13 títulos
  • Manchester City – 10 títulos
  • Everton – 9 títulos
  • Aston Villa – 7 títulos
  • Sunderland e Chelsea – 6 títulos
  • Newcastle United e Sheffield Wednesday – 4 títulos
  • Leeds United, Wolverhampton, Huddersfield e Blackburn – 3 títulos
  • Preston North End, Tottenham, Derby County, Burnley e Portsmouth – 2 títulos
  • Leicester City, Ipswich Town, Nottingham Forest, Sheffield United e West Brom – 1 título

Arsenal sofre, mas faz sua parte e orgulha a torcida

Diferente do City, os Gunners tiveram muitas dificuldades no primeiro tempo. Como o rival abriu o placar muito cedo, o ambiente no Emirates Stadium murchou. Cada notícia de gol dos Citizens diminuía o volume dos torcedores do Arsenal e aumentava o semblante de tristeza.

Foi nesse ritmo que o Everton abriu o placar, com Gana Gueye. O volante cobrou falta, a bola desviou em Rice, e morreu nas redes. O filme de terror se instalou em Londres, mas durou pouco até Takehiro Tomiyasu empatar a partida e Kudus diminuir em Manchester.

A melancolia tomou conta do Emirates Stadium conforme a dificuldade do Arsenal em virar o jogo aumentava. Com a vitória estruturada do City, o time de Arteta jogava pela honra e conseguiu ao menos dar a alegria de se despedir com triunfo. Havertz virou a partida já no fim da segunda etapa.

Arsenal vice-campeão da Premier League
Torcedor do Arsenal reconheceu temporada feita pelo time (Foto: Icon Sport)

Como ficou a tabela final da Premier League?

O Manchester City chegou a 91 pontos e manteve a primeira posição. O time se consolidou como melhor ataque, segunda melhor defesa e até mesmo ficou com o melhor saldo de gol. O Arsenal terminou com 89 pontos e teve a melhor defesa do campeonato.

Classificação Premier League
A classificação final da Premier League 2023/24 (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.