Campeão! Arsenal bate City nos pênaltis em fim heroico após lance de sorte de reserva ‘de luxo’

5 minutos de leitura
Arsenal
06/08/23 - 12:00

Finalizado

1 (4)

-

1 (1)

Man City

Arsenal - Man City

Community Shield - Wembley Stadium

1° Turno

Deu Arsenal! Vice na Premier League da última temporada, os Gunners se vingaram do Manchester City e foram campeões da Community Shield de forma heroica. A equipe saiu perdendo, empatou no último lance do jogo e garantiu o título da Supercopa da Inglaterra nos pênaltis. Essa foi a 17ª conquista do clube no torneio.

Os Citizens entraram no páreo para manter a hegemonia nacional. Guardiola manteve Ederson no banco e escalou Ortega Morena. O reforço Kovacic foi titular, assim como Julián Álvarez, que ocupou a vaga de De Bruyne, que ficou no banco. Pelo lado dos Gunners, Gabriel Jesus e Jorginho ficaram de fora por conta de problemas físicos. Mikel Arteta pôde promover as estreias oficiais de Rice, Havertz e Timber, recém contratados.

Arsenal leva mais perigo em primeiro tempo ‘morno'

O jogo começou com total domínio do Manchester City na posse de bola, como já é característica da equipe de Pep Guardiola. No entanto, o time sentiu a ausência de Kevin De Bruyne e não conseguiu criar chances cristalinas de gol. Nesse sentido, o Arsenal foi tomando gosto pelo jogo e conseguiu encaixar uma marcação alta que complicou a vida do rival.

Os Gunners passaram a atrapalhar muito a saída de bola do Manchester City e puderam criar jogadas de perigo. Kai Havertz, que substituiu Gabriel Jesus no comando de ataque, teve duas chances claras de gol, mas não conseguiu convertê-las e parou em boas intervenções de Ortega Moreno.

Reservas decidem para o City, mas Arsenal é valente

A etapa final começou lenta, mas aos poucos começou a esquentar. O Arsenal seguiu marcando muito bem e impediu que o City criasse com facilidade. Não à toa, Pep Guardiola usou o banco de reservas e colocou Kevin De Bruyne, Cole Palmer e Phill Foden nas vagas de Haaland, Kovacic e Jack Grealish.

Com uma bela atuação de Rice, os Gunners conseguiram conter os ataques azuis e até encaixaram contra-golpes, mas deixaram a desejar nas finalizações, principalmente com Kai Havertz.

O pacotão de mexidas de Pep Guardiola fez efeito. O Manchester City conseguiu abrir o placar aos 32 minutos da etapa final em uma jogada protagonizada por jogadores que saíram do banco de reservas. Phil Foden fez boa jogada individual da esquerda para a direita, tentou virar o jogo, mas a bola rebateu e sobrou para De Bruyne, que tocou para o jovem Cole Palmer. O jogador de 21 anos mostrou suas credenciais e acertou um lindo chute de longa distância, sem chances para Ramsdale.

A partida parecia encaminhada para os azuis, mas o Arsenal não desistiu. Arteta foi como tudo para o ataque e botou Fabio Vieira, Trossard, Smith-Rowe e Nketiah. Já no apagar das luzes, aos 101 minutos de jogo, Trossard, considerado pela torcida um reserva que sempre entra bem nos jogos, fez valer a entrada dos reservas, fez jogada individual e chutou para o gol. A bola desviou em Rúben Dias, matou Ortega Moreno e morreu nas redes. Com isso, a partida foi para as penalidades máximas

De Bruyne decepciona e Ramsdale brilha nos pênaltis

Motivado com o gol no último lance do tempo normal, o Arsenal chegou às penalidades máximas com moral. Logo na primeira cobrança, De Bruyne bateu na trave e desperdiçou sua cobrança. Para completar, Ramsdale conseguiu pegar a batida de Rodri e deixou o time vermelho em condições de conquistar a taça.

Os cobradores dos Gunners não decepcionaram e tiveram 100% de aproveitamento. Trossard, Odegaard e Saka foram os primeiros a converter. Por fim, Fábio Vieira marcou o último gol e garantiu a taça para o time.

Gabriel Magalhães – 6,5

O zagueiro brasileiro fez seu papel, mas não conseguiu evitar o gol do City. Assim como toda a defesa londrina durante quase todo o jogo, Gabriel Magalhães teve atuação segura e firme. O defensor levou um cartão amarelo por retardar um tiro de meta de Ortega Moreno no segundo tempo. Não atrapalhou.

Gabriel Martinelli – 6,0

O ponta não conseguiu repetir as grandes atuações que teve na última temporada. Tímido e até mesmo apático, Martinelli foi pouco acionado, deu apenas 35 toques na bola e teve aproveitamento de apenas 77% dos passes que tentou. O jovem foi substituído por Leandro Trossard, aos 30 minutos do segundo tempo.

Quando são os próximos jogos de Arsenal e Manchester City?

Agora, as equipes já voltam seus olhares para a Premier League, que estreia no próximo fim de semana. O Manchester City visita o Burnley na sexta-feira (11), a partir das 16h, enquanto o Arsenal recebe o Nottingham Forest no sábado (12), a partir das 11h.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.