O holandês Donyell Malen, de 25 anos, é um dos destaques do Borussia Dortmund, apesar da campanha irregular da equipe alemã. O atacante se tornou alvo da Premier League recentemente, e Liverpool, Manchester United e Arsenal estão na disputa.
Com 13 gols e cinco assistências em todas as competições, o jogador não pretende renovar seu contrato com o clube alemão. Reds e Red Devils são os principais concorrentes, mas Malen prefere o Arsenal, segundo o site inglês “TeamTalk”.
Liverpool x Manchester United por Malen
Com o Dortmund podendo ficar de fora da Champions League na próxima temporada, Malen deve ser liberado na próxima janela de transferências. Segundo o jornalista alemão Florian Plettenberg, o jogador quer deixar o clube.
A equipe alemã pede entre 40 e 50 milhões de euros para liberar o atleta, que tem contrato até 2026. A Premier League é o principal destino do holandês.
De acordo com o jornal alemão “Bild”, o Liverpool está interessado, e o Manchester United também continua buscando opções de negócio. Inclusive, uma troca envolvendo Jadon Sancho é uma opção.
O interesse do Liverpool pode depender do futuro de Mohamed Salah — se o ídolo for atraído para a Arábia Saudita, por exemplo. Segundo o Bild, se Salah ficar, não parece haver muita necessidade de adicionar Malen ao ataque.
O retorno ao Arsenal
No entanto, de acordo com o próprio Malen, apesar do interesse dos rivais, o retorno ao Arsenal parece ser sua opção preferida. Ele passou dois anos nas categorias de base do clube, entre 2015 e 2017.
Na época, o desejo de jogar no time principal imediatamente o fez ir para o PSV, antes de ser vendido ao Dortmund. Em conversa com o jornal holandês “Voetbalzone”, no início deste mês, ele declarou que deseja jogar pelos Gunners novamente.
— Acho que, por ter jogado na Inglaterra na juventude, é um sonho jogar na Premier League. Acho que é um lindo sonho. Sim, eu voltaria. Eu queria o Arsenal [quando adolescente], meu clube favorito — disse o holandês.
“Joguei lá na base, eu realmente queria me destacar lá”, comentou o atacante na ocasião. No entanto, reforçou que na carreira de um jogador de futebol, há momentos em que é preciso tomar uma decisão — a dele foi de deixar o Emirates.
— Sim, eu estava treinando com o time principal, tinha 17, 18 anos na época e fiz progressos na direção certa, mas achei que precisava apenas jogar futebol profissional — afirmou.
“Também vi meus companheiros de equipe jogando futebol profissional enquanto eu ainda estava jogando na base e sabia que [sair] era a coisa certa a se fazer“, completou.
Malen na carreira:
- 116 jogos pelo PSV
- 55 gols
- 24 assistências
- 1x Campeonato Holandês
- 106 jogos pelo Borussia Dortmund
- 32 gols
- 19 assistências
- 57 jogos pela base do Arsenal
- 18 gols
- 9 assistências