A um ponto da liderança da Premier League, o Arsenal ainda pretende se reforçar na janela de janeiro. O alvo que parece mais próximo é Gonçalo Inácio, do Sporting, que também era de interesse de rivais como Liverpool e Manchester United.
Segundo o jornal português “A Bola”, o time de Mikel Arteta está disposto a pagar a cláusula de liberação de 60 milhões de euros (R$ 323 milhões) para contratar o jovem defensor já na próxima janela de transferências.
A ligação com o Arsenal
Os Gunners tiveram uma visão privilegiada dos talentos do jogador de 22 anos quando enfrentaram o clube português na Europa League durante a última temporada.
O time de Arteta acabou perdendo para o Sporting depois de ser derrotado na segunda partida do confronto das oitavas de final nos pênaltis, com Inácio sendo um dos cinco jogadores que converteram penalidades, eliminando o Arsenal da competição.
Mas o time do norte de Londres pode ter sua revanche ao tentar atrair o jogador para o Emirates durante a janela de janeiro, mesmo com uma dupla de zaga consolidada com Gabriel Magalhães e William Saliba.
A lesão de Timber, recém-contratado, frustrou os planos do Arsenal para um novo modelo de defesa, e a contratação de outro jovem zagueiro de grande potencial pode ser a saída para que Arteta não espere até a próxima temporada, quando o holandês retornar.
Despachando Manchester United e Liverpool
Os outros dois rivais ingleses se mostraram interessados em reforçar suas defesas durante a janela, e ambos tinham Inácio no radar. Nenhum dos dois, no entanto, parece perto de pagar o valor da multa rescisória.
Os Reds têm o problema da lesão de Matip, o que aumenta ainda mais a necessidade de um novo zagueiro. Recentemente, o jovem equatoriano Piero Hincapié, do Bayer Leverkusen, tem sido colocado como o favorito da equipe de Klopp.
No lado do United, seus defensores têm sido criticados há algum tempo, além da possibilidade de Raphael Varane, incomodado por não jogar com regularidade, deixar a equipe de graça no final da temporada.
As negociações para tirar Inácio do Sporting
Caso o Arsenal atenda à cláusula de liberação de Inácio, o Sporting pode não ter escolha a não ser deixar o jogador partir, apesar de ele ter se mostrado peça fundamental no time de Ruben Amorin nesta temporada.
O zagueiro português fez 23 aparições pelo Sporting em todas as competições durante a última campanha e marcou três vezes para o clube. Ele está no seu clube de infância desde que ingressou na base aos 11 anos e foi promovido à equipe principal há três anos.
Segundo “A Bola”, diante de uma possível saída, o clube português parece estar se preparando para o substituto, o jovem talento do Famalicão, Otávio.