Arsenal e Leicester medem forças no próximo sábado (25), a partir das 12h, no Emirates Stadium, pela Premier League. Líder com 54 pontos, os Gunners precisam vencer para se manter no topo da tabela com as próprias forças e, para isso, apostam numa tradição de carrascos brasileiros contra os Foxes.
Ao longo da história, cinco brasileiros já marcaram gols pelo Arsenal em jogos contra o Leicester. A equipe londrina ainda conseguiu conservar uma invencibilidade durante essas partidas. A lista vai de Gilberto Silva, passa por David Luiz, até chegar no trio de “Gabrieis” que hoje compõem o elenco do clube. Foram quatro partidas, três vitórias, um empate e quatro gols, já que Gabriel Jesus foi às redes duas vezes.
Como o camisa 9 está machucado, o torcedor do líder da Premier League espera que Martinelli e Gabriel Magalhães possam reeditar a história e ajudar a equipe a vencer o compromisso diante da equipe azul.
Gilberto Silva – Leicester 1×1 Arsenal (2003/2004)
Não existiria nome melhor para abrir a relação de carrascos brasileiros do Arsenal do que Gilberto Silva. Conhecido por The Wall (O Muro), o pentacampeão do mundo é o maior brasileiro da história do clube, e carrega consigo um currículo invejável, com títulos, como a Premier League invicta de 2003/2004.
Foi justamente nessa temporada que o volante ex-Atlético-MG marcou contra o Leicester. Na ocasião, Gilberto Silva infiltrou à área como um elemento surpresa, recebeu cruzamento açucarado de Dennis Bergkamp e testou para o gol. Edu Gaspar, hoje diretor do clube, compôs o meio-campo ao lado do camisa 19 na ocasião.
19 years ago today, Gilberto Silva scored as The Arsenal drew 1-1 at Leicester in the fifteenth game of the Invincibles season @GilbertoSilva 🔴⚪pic.twitter.com/XJbjHcKUAv
— Gunners (@Gunnersc0m) December 6, 2022
A vitória não se confirmou, já que o Leicester conseguiu empatar no último lance, com Craig Hignett. Porém, o ponto ganho no King Power Stadium foi mais um importante tijolo na construção da histórica campanha do Arsenal durante a temporada.
David Luiz – Leicester 1×3 Arsenal (2020/2021)
O segundo brasileiro a marcar pelo Arsenal diante do Leicester foi David Luiz. O zagueiro fez um dos gols da vitória vermelha por 3 a 1, em 2020/21. O triunfo foi um dos poucos momentos de alegria do clube na temporada, que amargou uma campanha ruim, terminando na oitava posição.
Em uma parceria brazuca, David Luiz aproveitou cobrança de falta de Willian e cabeceou para as redes. O tento marcado pelo zagueiro flamenguista serviu para recolocar o Arsenal no jogo, que perdia por 1 a 0. Depois, Nicolas Pepé e Alexander Lacazette fecharam a vitória gunner com chave de ouro.
Gabriel Magalhães – Leicester 0x2 Arsenal (2021/2022)
Assim como David Luiz e Gilberto Silva, Gabriel Magalhães também marcou contra o Leicester através do jogo aéreo. O ex-Avaí aproveitou cobrança de escanteio, subiu no primeiro pau e testou firme, abrindo o placar aos cinco minutos do primeiro tempo.
O outro gol foi marcado por Émile Smith-Rowe. A vitória no King Power Stadium dava indícios da potência que o time de Mikel Arteta poderia ter, que se confirmou na atual temporada.
We know you'll want to watch this again 👀
Highlights from our win away at Leicester are now live👇
@PremierLeague | Match Highlights 📺 pic.twitter.com/ZmPQCzTMUj
— Arsenal (@Arsenal) October 30, 2021
Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli – Arsenal 4×2 Leicester (2022/2023)
Pela segunda rodada da atual Premier League, o Arsenal bateu o Leicester em grande estilo e deu mostras do que seria a campanha do time na competição. O triunfo foi colorido de verde e amarelo por Gabriel Jesus, que fez dois gols, e Gabriel Martinelli.
O ex-Manchester City estava iluminado, e ainda deu duas assistências para os outros gols. Jesus abriu o placar aos 22 minutos, com um lindo chute de cobertura. 13 minutos depois, ele voltou a infernizar os Foxes, e marcou de cabeça. Gabriel Martinelli fechou a conta aos 75 minutos de jogo batendo cruzado, de fora da área.
Rival preparado
O Leicester desta vez, porém, tem um brasileiro ao seu lado. O ponta Tetê, revelado pelo Grêmio, foi contratado pelo clube por empréstimo junto ao Shakhtar Donetsk, após passagem pelo Lyon.
O jogador é o primeiro brasileiro da história do Leicester, e chegou ao King Power Stadium com a missão de ajudar o clube a se livrar dos perigos do rebaixamento. Até o momento, o atacante jogou três partidas e marcou um gol com a nova camisa.