O Arsenal oficializou a chegada de Jurrien Timber, defensor de 22 anos do Ajax, nesta sexta-feira (14).
Os Gunners fecharam a contratação do zagueiro holandês depois de pagar 45 milhões de euros ao todo (R$ 236 milhões) ao Ajax. Timber passará por exames médicos e assinará o contrato com a equipe de Mikel Arteta.
Desde que subiu para o time profissional do Ajax, em 2019, Timber atuou como zagueiro pela direita. Por mais que a posição possa ser considerada uma das carências do elenco gooner — tanto que o time sofreu na Premier League com a lesão de Saliba –, não será de se estranhar se o holandês aparecer como lateral na escalação de Mikel Arteta. E existem ao menos três motivos para acreditar na inovação.
O estilo de Timber
A começar pelas características do próprio jogador. Timber tem como principal qualidade a habilidade com a bola, seja na precisão do passe ou na progressão do seu time para o campo de ataque.
“Não há muitos defensores no mundo que possuam um alcance de passe tão bom e sejam tão confiantes ao carregar a bola“, escreveu o site britânico “The Athletic” em sua análise sobre o jogador.
#️⃣2️⃣ @JurrienTimber #psvaja pic.twitter.com/bYVh48ZXSf
— AFC Ajax (@AFCAjax) April 22, 2023
De acordo com a plataforma de estatísticas FBref, Timber teve uma média de 90,5 toques na bola durante a última temporada do Campeonato Holandês, mais do que qualquer um jogador. E 59% dos seus toques aconteceram no terço médio de campo, o que é uma porcentagem alta para um zagueiro e ressalta o quanto ele participa do ataque.
Timber foi o jogador que mais completou passes na última edição da Eredivisie — 2.517, quase 400 a mais que o segundo colocado, com uma precisão de 91,6%. “Ele poderia se encaixar facilmente num time que valoriza a posse de bola”, cravou o “The Athletic”, como é o Arsenal de Arteta.
O Ajax, vale lembrar, ficou em terceiro lugar na tabela, 13 pontos atrás do campeão Feyenoord.
Timber na Eredivisie 2022/23
- 90,5 toques na bola – 1º da liga
- 59% dos toques no terço médio do campo
- 2.517 passes completos – 1º da liga
- 91,6% de precisão nos passes
Timber to the rescue in Tilburg… 🥶#wilaja pic.twitter.com/Ei4eMWGpsN
— AFC Ajax (@AFCAjax) February 21, 2022
Posição na seleção holandesa
Como se não bastasse o Ajax, a forma como Timber atuou pela seleção da Holanda na Copa do Mundo de 2022 ajuda a enxergar o jogador na lateral-direita.
O defensor foi escalado por Louis Van Gaal como o zagueiro pela direita numa defesa com três homens, ao lado de Van Dijk (centralizado) e Nathan Aké (pela esquerda). A frente de Timber estava o ala Dumfries, o jogador mais aberto pela direita da escalação que tinha Bergwijn, Gakpo e Memphis Depay no trio de ataque.
Para que Dumfries não precisasse recompor o tempo todo e a equipe pudesse aproveitar suas chegadas pela ponta, por vezes Timber recuava e fechava uma linha de quatro na defesa — Van Dijk e Aké viravam a dupla de zaga, e Blind, então ala pela esquerda, voltava para ser o lateral.
As características do defensor foram tão bem aproveitadas por Van Gaal que, segundo a plataforma Fotmob, Timber foi o jogador da Holanda que mais acertou passes (64,2%) e o segundo que mais driblou (0,9 por jogo) na Copa.
Como Timber se encaixa no Arsenal
Depois de passar por Ajax e Holanda, chegamos ao destino de Timber: o Arsenal. Pode ser vital para a adaptação do holandês o fato do time já estar acostumado a jogar com um zagueiro na lateral.
Ben White cumpriu a função durante boa parte da temporada e, na eleição dos melhores da Premier League, só ficou abaixo de Trippier (Newcastle) na posição.
No lado direito do Arsenal, Bukayo Saka cumpre o papel de ser o homem mais aberto na ponta. Por isso, faz sentido que os Gunners priorizem laterais mais defensivos que, com a bola, construam o jogo por dentro. São os casos de White na direita e Zinchenko na esquerda. E poderia também ser a situação de Timber.
Desta forma, o holandês poderia competir pela titularidade com White quanto com Saliba. São dois jogadores que sofreram lesões no fim da temporada e que foram substituídos com improvisações (como Thomas Partey na direita) ou jogadores pouco confiáveis (Holding na zaga). Ou seja, a chegada de Timber resolve mais de uma carência no elenco.
Por fim, ele ainda pode substituir a vaga deixada pelo lateral-esquerdo Tierney, que está de saída do Emirates. Isso porque, com Timber virando a reposição de White, o versátil lateral destro Tomiyasu poderia virar opção ao titular Zinchenko pelo lado esquerdo.
A expectativa é que o holandês resolva mais de um problema na defesa dos Gunners, sem deixar de atender aos critérios estabelecidos por Arteta para contratar novos jogadores — é jovem e tem potencial ao mesmo tempo em que também tem experiência. Isso explica, inclusive, o alto valor pago pelo Arsenal. Na zaga ou na lateral, Timber já desponta como uma das principais contratações do mercado da bola da Premier League.