Por que o novo zagueiro do Arsenal pode acabar na lateral-direita

6 minutos de leitura

O Arsenal oficializou a chegada de Jurrien Timber, defensor de 22 anos do Ajax, nesta sexta-feira (14).

Os Gunners fecharam a contratação do zagueiro holandês depois de pagar 45 milhões de euros ao todo (R$ 236 milhões) ao Ajax. Timber passará por exames médicos e assinará o contrato com a equipe de Mikel Arteta.

Desde que subiu para o time profissional do Ajax, em 2019, Timber atuou como zagueiro pela direita. Por mais que a posição possa ser considerada uma das carências do elenco gooner — tanto que o time sofreu na Premier League com a lesão de Saliba –, não será de se estranhar se o holandês aparecer como lateral na escalação de Mikel Arteta. E existem ao menos três motivos para acreditar na inovação.

O estilo de Timber

A começar pelas características do próprio jogador. Timber tem como principal qualidade a habilidade com a bola, seja na precisão do passe ou na progressão do seu time para o campo de ataque.

Não há muitos defensores no mundo que possuam um alcance de passe tão bom e sejam tão confiantes ao carregar a bola“, escreveu o site britânico “The Athletic” em sua análise sobre o jogador.

De acordo com a plataforma de estatísticas FBref, Timber teve uma média de 90,5 toques na bola durante a última temporada do Campeonato Holandês, mais do que qualquer um jogador. E 59% dos seus toques aconteceram no terço médio de campo, o que é uma porcentagem alta para um zagueiro e ressalta o quanto ele participa do ataque.

Timber foi o jogador que mais completou passes na última edição da Eredivisie — 2.517, quase 400 a mais que o segundo colocado, com uma precisão de 91,6%. “Ele poderia se encaixar facilmente num time que valoriza a posse de bola”, cravou o “The Athletic”, como é o Arsenal de Arteta.

O Ajax, vale lembrar, ficou em terceiro lugar na tabela, 13 pontos atrás do campeão Feyenoord.

Timber na Eredivisie 2022/23

  • 90,5 toques na bola – 1º da liga
  • 59% dos toques no terço médio do campo
  • 2.517 passes completos – 1º da liga
  • 91,6% de precisão nos passes

Posição na seleção holandesa

Como se não bastasse o Ajax, a forma como Timber atuou pela seleção da Holanda na Copa do Mundo de 2022 ajuda a enxergar o jogador na lateral-direita.

O defensor foi escalado por Louis Van Gaal como o zagueiro pela direita numa defesa com três homens, ao lado de Van Dijk (centralizado) e Nathan Aké (pela esquerda). A frente de Timber estava o ala Dumfries, o jogador mais aberto pela direita da escalação que tinha Bergwijn, Gakpo e Memphis Depay no trio de ataque.

Para que Dumfries não precisasse recompor o tempo todo e a equipe pudesse aproveitar suas chegadas pela ponta, por vezes Timber recuava e fechava uma linha de quatro na defesa — Van Dijk e Aké viravam a dupla de zaga, e Blind, então ala pela esquerda, voltava para ser o lateral.

As características do defensor foram tão bem aproveitadas por Van Gaal que, segundo a plataforma Fotmob, Timber foi o jogador da Holanda que mais acertou passes (64,2%) e o segundo que mais driblou (0,9 por jogo) na Copa.

Como Timber se encaixa no Arsenal

Depois de passar por Ajax e Holanda, chegamos ao destino de Timber: o Arsenal. Pode ser vital para a adaptação do holandês o fato do time já estar acostumado a jogar com um zagueiro na lateral.

Ben White cumpriu a função durante boa parte da temporada e, na eleição dos melhores da Premier League, só ficou abaixo de Trippier (Newcastle) na posição.

No lado direito do Arsenal, Bukayo Saka cumpre o papel de ser o homem mais aberto na ponta. Por isso, faz sentido que os Gunners priorizem laterais mais defensivos que, com a bola, construam o jogo por dentro. São os casos de White na direita e Zinchenko na esquerda. E poderia também ser a situação de Timber.

Desta forma, o holandês poderia competir pela titularidade com White quanto com Saliba. São dois jogadores que sofreram lesões no fim da temporada e que foram substituídos com improvisações (como Thomas Partey na direita) ou jogadores pouco confiáveis (Holding na zaga). Ou seja, a chegada de Timber resolve mais de uma carência no elenco.

Por fim, ele ainda pode substituir a vaga deixada pelo lateral-esquerdo Tierney, que está de saída do Emirates. Isso porque, com Timber virando a reposição de White, o versátil lateral destro Tomiyasu poderia virar opção ao titular Zinchenko pelo lado esquerdo.

A expectativa é que o holandês resolva mais de um problema na defesa dos Gunners, sem deixar de atender aos critérios estabelecidos por Arteta para contratar novos jogadores — é jovem e tem potencial ao mesmo tempo em que também tem experiência. Isso explica, inclusive, o alto valor pago pelo Arsenal. Na zaga ou na lateral, Timber já desponta como uma das principais contratações do mercado da bola da Premier League.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]