Arsenal: A estatística de Jorginho que pode servir de ‘amuleto’ contra o Tottenham

4 minutos de leitura

O noticiário do Arsenal antes do grande clássico contra o Tottenham pela Premier League não poderia ser pior. O volante Declan Rice está suspenso, o meia Martin Odegaard se lesionou durante a Data Fifa e deve ficar fora por três semanas, enquanto o reforço Mikel Merino segue no departamento médico. Além disso, o defensor Ricardo Calafiori se contundiu em jogo da Itália

Para quebrar a cabeça e montar o meio-campo dos Gunners, o técnico Mikel Arteta deve contar com o Jorginho. E o bom retrospecto do jogador de 32 anos pode ser um trunfo no Tottenham Hotspur Stadium.

O Tottenham é o terceiro time que Jorginho mais enfrentou contra em sua carreira, com 71% de aproveitamento. São 10 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas em 16 jogos, somando também a sua passagem pelo Chelsea.

“É um jogo especial para ambos os lados, possivelmente será um jogo muito, muito bom”, disse Jorginho no podcast “Seaman Says”, de David Seaman, lenda do Arsenal e da seleção inglesa.

Arteta Jorginho Arsenal
Arteta conversando com Jorginho (Foto: Icon Sport)

Veterano, Jorginho ajuda elenco jovem do Arsenal

Na última temporada, Jorginho mostrou que segue sendo importante no elenco dos Gunners, tanto que foi o grande destaque na vitória por 3 a 1 diante do Liverpool, em fevereiro. Em 36 jogos, foram 17 como titular, com um gol e duas assistências.

Em maio, ele assinou uma extensão contratual. O vínculo anterior se encerrava em julho, e agora ele assinou um novo contrato de curto prazo. O Arsenal não revelou o tempo do novo acordo.

Em meio a um jovem elenco, Jorginho é um dos atletas mais experientes e conta com a confiança de Arteta.

Mudança na escalação?

Com tantos problemas, a escalação do Arsenal pode ter várias mudanças, em especial, do meio para frente. Thomas Partey deve ocupar o meio-campo com Jorginho e Havertz pode ser uma surpresa no setor.

Na temporada passada, o alemão foi testado várias vezes como meia pela esquerda, mas se encontrou mesmo como camisa 9. Na frente, o time pode ter o trio Saka, Gabriel Martinelli e Trossard.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]