O Arsenal enfrenta um desafio para manter uma das maiores joias de sua academia. Chido Obi-Martin é considerado um candidato promissor para comandar o ataque dos Gunners no futuro, mas pode deixar o time nos próximos meses.
Obi-Martin tem chamado a atenção pelos números impressionantes nas competições de base. No último sábado (27), ele marcou sete gols na goleada diante do Norwich pelo sub-18. Em novembro, foram dez no clássico contra o Liverpool pelo sub-16.
Arsenal corre para manter joia
Mesmo atuando pelo time sub-18, Obi-Martin tem apenas 16 anos e contrato de juniores com o Arsenal. De acordo com as regras da Federação Inglesa (FA, da sigla em inglês), os jogadores só podem assinar o contrato profissional quando completam 17 anos.
No entanto, essa regra não se aplica a outros países europeus, permitindo que jogadores assinem profissionalmente aos 16 anos. Com isso, segundo o jornal “Telegraph”, o Bayern de Munique está interessado no jovem atacante, mas os Gunners desejam garantir a permanência da joia.
De acordo com o regulamento da Premier League nas regras do futebol de base, todos os jogadores que concordarem com os termos da bolsa de estudos assinam o vínculo com o clube no dia 1º de julho do ano letivo em que completam 16 anos. Já os contratos profissionais podem ser assinados no ano em que completam 17 anos.
No entanto, todo verão europeu há uma janela de 30 dias para os jovens jogadores da base mudarem de clube, desde que os dois times cheguem ao acordo para a transferência.
Desde o Brexit, que ocorreu em 2020, jogadores de base da Premier League com passaporte da União Europeia são alvos de times alemães, que oferecem contratos profissionais e a oportunidade de atuarem no time principal. A ideia é que consigam grandes vendas no futuro.
Chido Obi-Martin scored 10 goals for Arsenal Under-16s against Liverpool U16s today in a 14-3 win. 💫
Obi-Martin has already trained with Mikel Arteta’s first team and is eligible to represent Denmark, England and Nigeria. 🇩🇰 🏴 🇳🇬 pic.twitter.com/THIkFvT9u7
— Chris Wheatley (@ChrisWheatley) November 18, 2023
Quem é a joia do Arsenal?
Obi-Martin nasceu em Glostrup na Dinamarca e iniciou a carreira como jogador no Kjobenhavns Boldklub. Em 2022 foi contratado pelo Arsenal, reforçando o setor ofensivo da academia dos Gunners.
Ele é elegível para as seleções inglesas, nigeriana e dinamarquesa. Obi-Martin chegou a defender a Inglaterra sub-16, mas desde 2023 optou por jogar no sub-17 da Dinamarca.
O jogador tem chamado a atenção nas categorias de base pelo “faro de gol”.
Ian Wright, ídolo do Arsenal e que jogou pelo clube entre 1993 e 1998, elogiou Obi-Martin ao podcast “Wright’s House” em outubro do ano passado. Na época, a joia dos Gunners tinha 15 anos.
— Ele tem 15 anos, honestamente, ele tem cerca de 1,80m, parece muito rápido.