Por que Gabriel Jesus segue prestigiado pela torcida do Arsenal

3 minutos de leitura

“Ele anda sobre a água e a transforma em vinho. Eu acredito em Jesus, o número 9 do Arsenal”, cantavam os torcedores dos Gunners antes da partida com o Bayern de Munique pela UEFA Champions League. Mais tarde eles assistiriam a Gabriel Jesus sair do banco de reservas para dar uma linda assistência no gol de Trossard, que garantiu o empate em 2 a 2 com os alemães.

Um dos motivos por Gabriel não ter começado entre os titulares deve-se ao excelente momento vivido por Kai Havertz. Nos últimos sete jogos pela Premier League, o ex-jogador do Chelsea anotou cinco gols e deu quatro assistências, superando os números do brasileiro na mesma competição: quatro gols e três assistências em 21 jogos (15 como titular).

Em entrevista coletiva antes do jogo contra o Bayern, Jesus comentou sobre seu momento:

— Deixo meu ego de lado para fazer o que treinador pede e ajudar a equipe. Não é fácil para mim ou mesmo para o Eddie (Nketiah). Kai (Havertz) vem fazendo jogos incríveis e marcando gols. Esse é o preço que você paga se quiser jogar em um grande time.

Kai Havertz foi contratado junto ao Chelsea por 60 milhões de libras (R$ 396 milhões) em Junho de 2023 e inicialmente muito contestado pela torcida. Mikel Arteta tinha o plano de utilizá-lo como meia em seu 4-3-3, como o fez durante boa parte da temporada, mas a ausência de Gabriel Jesus por conta das lesões obrigou o treinador a escalar o alemão no comando de ataque.

Mesmo com o camisa 29 vivendo boa fase, fato é que a posição de centroavante no Arsenal não tem um titular incontestável. Além de Jesus e Havertz, Arteta também conta com Eddie Nketiah, que não convence, e o ponta Trossard, que às vezes pode jogar improvisado como falso 9.

Diante disso, possíveis reforços são especulados. Nomes como Viktor Gyokeres (Sporting), Benjamin Sesko (RB Leipzig), Ivan Toney (Brentford) e Evan Ferguson (Brighton) são ventilados como possíveis contratações para os Gunners na próxima temporada.

Gabriel Jesus na visão da torcida

Presente no Emirates Stadium, a PL Brasil conversou com torcedores do Arsenal para entender o que eles pensam sobre o brasileiro e seu atual momento com a camisa do líder da Premier League.

Desde que foi contratado em 2022 por 52 milhões de euros (R$ 289 milhões na cotação da época), Gabriel tem sofrido com problemas físicos, como a lesão no joelho e isso é o que tem preocupado alguns torcedores dos Gunners:

— Não sei se ele é o mesmo jogador de antes após tanto se lesionar. Mesmo assim, continua sendo importante para nós. Precisamos dele em campo mais vezes, são muitas lesões. Quando ele está em campo joga bem, mas precisa de mais gols.

torcedores arsenal
Torcedores do Arsenal ouvidos pela PL Brasil no Emirates Stadium (Foto: Rodolfo Morsoletto/PL Brasil)

Por falar em gols, Jesus é constantemente questionado sobre sua capacidade de ser “o matador’ que o clube ou a Seleção Brasileira precisam. Na atual temporada são 34 partidas (21 como titular) com oito gols e seis assistências .

— Acho que ele tem sido incrível, mas o Havertz parece ter tomado conta do ataque e ele parece ter perdido espaço. Eu não tenho certeza se vamos precisar dele para a próxima temporada

E por fim temos aqueles torcedores que idolatram Gabriel e o enxergam como um jogador fundamental, mesmo estando longe de viver sua melhor temporada:

— Eu amo Gabriel Jesus. Ele é um jogador muito habilidoso e uma ameaça ao gol adversário, o time se beneficia muito com a presença dele.

— Ele se recuperou da lesão num momento crucial da temporada e jogando na ponta ou no comando de ataque ele vai nos ajudar

— Ele é excepcional! Eu espero que ele tenha se recuperado bem de sua lesão para nos trazer a magia dele de volta.

Gabriel Jesus e o Arsenal voltam a campo neste domingo contra o Aston Villa, no Emirates, pela 33ª rodada da Premier League. Os Gunners lideram a competição com 71 pontos, mesmo número do Liverpool e um a mais que o Manchester City, rivais na briga pelo título da competição. 

Rodolfo Morsoletto
Rodolfo Morsoletto

Jornalista nascido e formado no interior de São Paulo, com passagens por Terra e OneFootball. Foi repórter de rádio, setorista do XV de Piracicaba e cobria jogos do Campeonato Paulista da Série A3. Morou por um tempo na Itália antes de desembarcar em Londres, onde está desde 2018. Atualmente é correspondente da PL Brasil em território inglês e já esbarrou com José Mourinho andando sozinho pelas ruas da capital britânica.

Instagram: @morsoletto
X: @r_morsoletto