O Arsenal recebe o Nottingham Forest no Emirates Stadium neste sábado (23), às 12h (de Brasília), pela Premier League, e o técnico Mikel Arteta falou sobre a condição física de estrelas do elenco para o duelo.
O espanhol tinha as baixas de Bukayo Saka, Declan Rice, Tierney, Calafiori, Tomiyasu e Ben White, e sofreu mais um susto ao ver o atacante Leandro Trossard se machucar em jogo da seleção belga no domingo (17).
Arsenal tem jogador fora ‘por meses’ e retornos importantes
Ao atualizar a situação dos atletas, Arteta destacou haver dois casos mais sérios, enquanto os demais progridem gradualmente.
Uma das situações críticas é a do lateral-direito Ben White. O defensor é desfalque por tempo indeterminado, segundo o treinador, porque precisa passar por cirurgia.
— Infelizmente, não teve melhora nas últimas semanas, e chegamos ao ponto em que precisamos proteger o jogador. Decidimos fazer a cirurgia, ele concordou e, infelizmente, vai ficar fora por alguns meses —, disse Arteta.
Outro caso mais delicado é o do zagueiro Takehiro Tomiyasu. O jogador sofreu uma lesão no joelho na pré-temporada e ainda não se recuperou totalmente.
O técnico enfatizou que, em relação a Tomiyasu, é necessário paciência. O japonês vai continuar a ser baixa “por algumas semanas” e prosseguir com a recuperação em outro ambiente para diminuir os impactos psicológicos.
— Psicologicamente, tem sido muito, muito difícil para ele, como podem imaginar. Ele quer trabalhar 24 horas por dia para melhorar e se sente mal quando não está em condições físicas. É uma pena —, afirmou.
Além da dupla, Kieran Tierney também deve ser baixa por mais um período. Segundo o técnico, embora tenha participado de alguns treinamentos, o escocês ainda “não está pronto”.
Por outro lado, Arteta tem boas notícias sobre Trossard. O belga já retornou aos treinos e será avaliado junto aos médicos para determinar se pode estar na lista de atletas disponíveis para encarar o Forest.
Saka e Rice também participaram de parte da atividade no CT Sobha Realty, mas o treinador pregou cautela com a falta de ritmo. Ambos deixaram o jogo entre Chelsea e Arsenal no último dia 10 no segundo tempo por sentirem lesão.
O defensor Calafiori, por sua vez, está garantido no duelo.
— A recuperação dele foi muito boa. Ele conseguiu fazer algumas coisas na fisioterapia semana passada, treinou no campo esta semana, treinou hoje com a gente. Ele estará na equipe —, afirmou Arteta.
O meia Martin Odegaard também “está bem”, treinou com o time e pode ir ao Emirates Stadium com o grupo.
Arsenal e Nottingham Forest estão empatados com 19 pontos na classificação da Premier League, mas os Gunners levam vantagem no desempate e ocupam a quarta colocação, enquanto o time comandado por Nuno Espírito Santo está em quinto.
Provável escalação do Arsenal: Raya; Timber, Saliba, Gabriel Magalhães e Calafiori; Odegaard, Rice e Merino; Saka, Havertz e Gabriel Martinelli.