Arsenal Football Club – História, Mercado da Bola e Rumores

0
152
Arsenal - Os Gunners vermelho de Londres
Arsenal - Os Gunners vermelho de Londres

Arsenal Football Club

Antes de mais nada, o Arsenal Football Club ou Arsenal, foi fundado no ano de 1886 e é um dos grandes da Premier League. Desse modo, faz parte do Big six inglês, mas nos últimos anos não teve muito destaque no país e também no continente europeu. Assim, o clube é da capital Londres e um dos maiores da Inglaterra.

A saber, o Arsenal mudou de localização ao longo do tempo, tendo sido fundado em 1886 no distrito de Woolwich, atual sudeste de Londres, em 1913 foi para o norte de Londres, para o Arsenal Stadium, em Highbury. Contudo, em 2006, concluiu-se a construção do Emirates Stadium, que está localizado nas proximidades de Holloway. Esse que foi prometido desde 2004, após o clube fechar negócio com a Emirates Airlines, tendo capacidade para mais de 60.000 expectadores.

Trajetória do Arsenal, fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Arsenal foi o primeiro clube do sul da Inglaterra a se juntar a English Football League, em 1893, chegando a Football League First Division em 1904. Além disso, teve apenas um rebaixamento, em 1913, é o time com menos descenso entre o Big Six. Ademais, os Gunners são um dos sete clubes a vencer a Premier League na era moderna, desde a fundação em 1992. Todavia, a última conquista aconteceu na temporada 2003/04.

Em outubro de 1886, o mecânico e jogador escocês David Danskin e outros quinze colegas de trabalho da Woolwich Arsenal Armament Factory decidiram, por diversão, criar uma equipa de futebol. O clube a princípio se chamava Dial Square. Além disso, Fred Beardsley, ex-goleiro do Nottingham Forrest, estava entre os membros da equipe, ele trouxe um conjunto de uniformes vermelhos de seu antigo clube e, desde então, os membros do time londrino continuam utilizando essa cor.

Enfim, a primeira época de ouro da equipe aconteceu na década de 1930, com o primeiro título da história foi pela FA Cup. Ainda ganhou um tricampeonato da liga nessas temporadas. Entre o fim dos anos 80 e a metade dos anos 2000, o clube experimentou outra boa fase, vencendo suas primeiras Copas da Liga. Ademais, outros cinco campeonatos nacionais, sendo três na era Premier League, cinco copas inglesas e a Recopa Europeia.

A conquista invicta da Premier League em 2003/04

Antes de mais nada, os anos 2000 começaram com o técnico Arsène Wenger e um time até então sem grandes estrelas faturando uma dobradinha ( Premier League e FA Cup) em 2001/02. Contudo, foi no ano seguinte que um elenco e alguns atletas ficariam na história do Arsenal e do futebol mundial.

Assim, lendas como Patrick Vieira, Sol Campbell, Gilberto Silva, Fredrik Ljungberg, Robert Pirès, Edu, Dennis Bergkamp e Thierry Henry, marcaram época. Desse modo, levaram a Premier League de maneira invicta. Um elenco que ficou marcado na história do clube.

Mercado de Transferências do Arsenal

Em suma, o Arsenal sempre foi um clube vitorioso, com grandes atletas e treinadores. Assim, um time desse tamanho teve muitos atletas que contribuíram para a historia de sucesso. Desse modo, separamos cinco nomes que chegaram no mercados de transferências que ajudaram a contribuir com a história dos Gunners.

Ian Wright do Crystal Palace, por £ 2,5 milhões de em 1991

O atacante inglês ganhou uma chuteira de ouro em sua primeira temporada no Arsenal, sendo artilheiro da Premier League. Dessa forma, com a camisa dos Gunners, foram oito anos com 288 partidas, marcando 185 gols e ocupando o 2º lugar na artilharia do clube. Em suma, no mercado da bola, veio do Crystal Palace em 1991 por £ 2,5 milhões.

Patrick Vieira do Milan por € 5 milhões em 1996

O volante francês Patrick Vieira, tinha um jeito forte e ao mesmo tempo com muita classe. Assim, chegou desconhecido ao clube e logo se tornou referencia na posição. Além disso, participou do lendário elenco da temporada 2003/04 e foi capitão daquela equipe que faturou a PL de maneira invicta.

Thierry Henry da Juventus por £ 11 milhões em 1999

O jovem atacante da França chegou ao clube em 1999, vindo da Juventus sob muita desconfiança. Deixou o clube em 2007 e teve uma curta passagem de um mês em 2012 somando 228 gols em 377 jogos. Assim, é o maior artilheiro da historia dos Gunners. Por fim, em uma votação, em 2008, ficou como o maior ídolo de todos os tempos do time.

David Seaman do Queens Park Rangers por £ 1,3 milhão em 1990

Antes de mais nada, o lendário goleiro ficou marcado pelo gol que levou de falta de Ronaldinho, na Copa do Mundo de 2002. O goleiro David Seaman chegou ao clube em 1990, após bela passagem pelo Queens Park Rangers, para fazer 564 jogos em Highbury – sexto maior da história.

Primeiramente, sua chegada foi marcada por muita desconfiança da torcida, porque o clube tinha outro arqueiro lendário, John Lukic. Entretanto, logo ele provou que era gigante e ficou com a vaga e o coração de todos os adeptos.

Robin van Persie do Feyenoord por £ 750 mil em 2004

O canhoto atacante holandês chegou jovem e sem muita perspectiva. Desse modo, mesmo com potencial a primeira temporada foi fraca. Contudo, se firmou ao longo do tempo e tornou-se um dos maiores da história do clube.

Não há posts para exibir