O Arsenal ficou apenas no empate em 1 a 1 com o Brighton no início da manhã deste sábado (31), no Emirates Stadium, e acabou perdendo a liderança da Premier League. O jogo ficou marcado por dois fatores: a atuação brilhante de João Pedro e a expulsão polêmica de Declan Rice.
Com apenas três minutos de segundo tempo, Declan Rice entrou numa confusão com Joel Veltman. O volante do Arsenal fez uma falta no campo de ataque e impediu que o jogador do Brighton cobrasse rápido. Daí o camisa 34 dos Seagulls se estressou com o 41 dos Gunners.
Rice chegou a cair e fazer uma cena, o árbitro deu cartão amarelo só para o volante do Arsenal, que já estava amarelado e foi expulso. O jogador da seleção inglesa está fora do derby contra o Tottenham na próxima rodada.
— Fiquei espantado de quão inconsistentes as decisões podem ser. No primeiro tempo, há dois lances e nada acontece. No segundo tempo, em uma área não crítica, Declan nem está olhando — disse o técnico Mikel Arteta em entrevista coletiva após o jogo.
Astro do Arsenal cobra cartão a João Pedro
Falando à “TNT Sports” depois da partida, ainda no gramado, Bukayo Saka questionou a expulsão de Rice e cobrou cartão para João Pedro.
— Achei que foi um pouco duro para nós. Só queremos algum critério. João Pedro chutou a bola no meio do campo no primeiro tempo e não recebeu nada em troca. Não quero colocar a responsabilidade do jogo todo nas mãos do árbitro, pois ainda tivemos chances de vencer.
Grande atuação de João Pedro
João Pedro tem se destacado contra equipes do Big Six. Na estreia do Brighton na Premier League, o ex-Fluminense deixou sua marca sobre o Manchester United, desempatando a partida nos minutos finais.
Depois do tento no Emirates Stadium, o brasileiro empatou com seu companheiro Danny Welbeck, além de Mohamed Salah (Liverpool) e Heung-min Son (Tottenham) com dois gols na Premier League. Erling Haaland, do Manchester City, é o artilheiro isolado da liga, com quatro, enquanto Noni Madueke, do Chelsea, é o segundo, com três.