Arsenal resiste em jogo insano com expulsão, recorde e brilho brasileiro, mas City mantém tabu de 9 anos

6 minutos de leitura

Manchester City e Arsenal empataram em 2 a 2 num jogo eletrizante no início da tarde deste domingo (22), no Etihad Stadium, no jogo mais aguardado da quinta rodada da Premier League.

Com apenas nove minutos, Savinho deslocou o zagueiro italiano Riccardo Calafiori com um toque em uma grande jogada, arrancou e deu uma enfiada de bola perfeita para Erling Haaland marcar seu 100º gol com a camisa dos Citizens, o 10º em cinco jogos na temporada.

Haaland, inclusive, igualou a Cristiano Ronaldo (Real Madrid, 2011) no recorde do século no futebol europeu: 100 gols em 105 jogos pelo Manchester City.  

Entretanto, Calafiori se redimiu acertando um grande chute, depois de receber a bola de Gabriel Martinelli, que venceu o goleiro Ederson e empatou a partida aos 22 minutos de confronto. Savinho acabou levando bronca de Pep Guardiola, junto de Kyle Walker, por não ter fechado os espaços do brasileiro do Arsenal no lance.

Nos acréscimos do primeiro tempo, o Arsenal utilizou sua grande arma, que é Gabriel Magalhães no jogo aéreo, para virar a partida. Inclusive, Walker que estava marcando o zagueiro brasileiro.

O empate veio no apagar das luzes, com John Stones, aos 58 minutos do segundo tempo. Com o gol heroico, o Manchester City manteve o tabu de não perder para o Arsenal em casa desde 2015.

Arteta tem “fórmula perfeita” contra Guardiola

Arteta e Guardiola se cumprimentando em confronto na Premier League
Arteta e Guardiola se cumprimentando em confronto na Premier League (Foto: Icon Sport)

Mikel Arteta começou sua trajetória como treinador sendo assistente de Guardiola no Manchester City e parece ter encontrado a “fórmula perfeita” para enfrentar seu mestre e parar os Citizens, mesmo com um jogador a menos.

Analisando o retrospecto recente do confronto, o último jogo, em março, que não saiu do zero, foi a única vez em quase três anos que o Manchester City não conseguiu marcar em casa na Premier League.

Já no Emirates Stadium, em outubro passado, apenas um gol de Gabriel Martinelli, que desviou no final, evitou o zero a zero.

O Manchester City conseguiu furar a defesa do Arsenal uma única vez nos últimos três jogos ((até então) e não vence os Gunners desde março de 2023.

Neste domingo, a bola aérea foi novamente utilizada de forma eficaz pelo Arsenal. Depois de marcar de cabeça no North London Derby, Gabriel Magalhães estufou as redes pela 16ª vez na Premier League.

Milagres de David Raya

David Raya Arsenal
David Raya em ação pelo Arsenal (Foto: Imago)

Mas é preciso destacar que muito da vitória do Arsenal se deve a mais uma atuação brilhante do goleiro David Raya. O Manchester City chutou 29 vezes, sendo apenas nove em direção ao gol (mérito da marcação dos Gunners), contra apenas quatro (duas em direção ao gol) do time londrino.

Raya fez cinco defesas de arremates vindos de dentro da área e reivindicou duas bolas aéreas. Algumas ações do goleiro espanhol foram verdadeiros milagres. Atuação brilhante depois de salvar o Arsenal de uma derrota na estreia da Champions League, em que defendeu pênalti e rebote contra a Atalanta.

Expulsão polêmica

Michael Oliver expulsando Trossard em Manchester City x Arsenal
Michael Oliver expulsando Trossard em Manchester City x Arsenal (Foto: Icon Sport)

Ainda nos acréscimos da primeira etapa, Leandro Trossard levou o segundo amarelo por uma trombada nas costas de um jogador do City e deixou o Arsenal com um homem a menos no confronto.

Segundo o perfil “Curiosidades da Premier League” nas redes sociais, o árbitro Michael Oliver expulsou um jogador do Arsenal sete vezes em sua carreira, mais do que qualquer outro time.

Na metade do segundo tempo, Rúbens Dias, que já tinha amarelo, deu uma trombada parecida com a de Trossard, mas Oliver nada marcou.

Rodri preocupa Guardiola no Manchester City

Rodri machucado em Manchester City x Arsenal
Rodri machucado em Manchester City x Arsenal (Foto: Imago)

Guardiola ganhou uma nova dor de cabeça, depois do desfalque de Kevin De BruyneRodri pisou em falso aos 15 minutos de jogo e se machucou, demonstrando sinais fortes de dor. Mateo Kovacic o substituiu.

Tabela da Premier League

Com o empate, o Manchester City retorna à liderança da Premier League, com 13 pontos, enquanto o Arsenal cai para quarto, com 11.

Próximos jogos de Manchester City e Arsenal

  • Terça-feira (24): Manchester City x Watford às 15h45 (horário de Brasília) no Etihad Stadium pela terceira rodada da Copa da Liga Inglesa.
  • Quarta-feira (25): Arsenal x Bolton Wanderers às 15h45 (horário de Brasília) no Emirates Stadium pela terceira rodada da Copa da Liga Inglesa.
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.