Por que o Emirates Stadium muda de nome (às vezes) em jogos do Arsenal

4 minutos de leitura

O Arsenal recebe o Shakhtar Donetsk nesta terça-feira (22), às 16h (de Brasília) em jogo válido pela 3ª rodada da Champions League 2024/25.

O palco da partida é a casa dos Gunners, conhecida como Emirates Stadium. Porém, o local vai ganhar um novo nome para o duelo contra os ucranianos.

Uma determinação da Uefa obriga que o Arsenal altere o nome do estádio em competições europeias, como é o caso da Champions. Isso porque a entidade não reconhece patrocinadores em nomenclaturas de arenas ou times.

A identidade é modificada em todo material oficial de divulgação da partida feito pela Uefa e, neste caso, o Emirates Stadium se torna o Arsenal Stadium, como mostra a imagem a seguir:

Emirates Stadium se torna Arsenal Stadium em jogos da Uefa
Emirates Stadium se torna Arsenal Stadium em jogos da Uefa. (Foto: Reprodução/Uefa Champions League).

O Emirates Stadium é a casa do Arsenal desde 2006, quando o clube deixou o Highbury. A companhia aérea Emirates comprou os direitos do nome do estádio em 2004, e o vínculo, que terminaria em 2024, foi estendido até 2028. O acordo inclui o nome da empresa estampado na camisa do clube.

Saka, do Arsenal, celebra gol diante do PSG no Emirates Stadium pela Champions League
Saka, do Arsenal, celebra gol diante do PSG no Emirates Stadium pela Champions League. (Foto: PA Images/Imago)

Quais clubes são afetados pela regra da Uefa?

O Arsenal não é o único time que precisa realizar as mudanças em seu estádio. Outros clubes também passam pelas alterações, e isso inclui mudança no nome da equipe ou adaptação do escudo.

Na Inglaterra, o Manchester City também disputa partidas pelos torneios continentais com alteração no nome do estádio. O Etihad Stadium passa a ser nomeado como City of Manchester Stadium.

O RB Leipzig é reconhecido pela Uefa apenas como Leipzig, e o estádio deixa de ser Red Bull Arena Leipzig para apenas a sigla RB Arena.

O time que precisou realizar mais mudanças é o Red Bull Salzburg. Na Uefa, o clube leva apenas o nome da cidade Salzburg e o estádio é reconhecido como Stadion Salzburg. Outra adaptação do clube está no escudo, retirando o nome do patrocinador.

Adaptações do Red Bull Salzburg para a Uefa. Foto: Uefa
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.