O técnico Mikel Arteta precisou reinventar o Arsenal com as lesões dos atacantes Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Kai Havertz e Bukayo Saka para resolver a crise no sistema ofensivo do time.
Na goleada sobre o PSV na Champions League, por exemplo, o treinador montou uma equipe focada em explorar jogadas pelas alas do clube holandês, o que impulsionou o desempenho de meio-campistas como Mikel Merino e Declan Rice e de laterais como Riccardo Calafiori.
Calafiori, inclusive, tem sido polivalente no Arsenal. Contra o Nottingham Forest em 26 de fevereiro, o italiano guardava o posto com a bola em posse dos adversários e, quando os Gunners assumiam a ofensiva, mudava para a posição de atacante.
Essa característica foi abordada por Arteta na entrevista coletiva desta sexta-feira (7), e o técnico ressaltou como isso é “incomum” para um defensor, além de fazer um elogio curioso.
— Ele com certeza tem a capacidade de fluir por áreas que para defensores são muito incomuns. Foi algo que realmente chamou minha atenção. A outra coisa é que ele é muito imprevisível, às vezes, caótico, e isso pode ser muito difícil para os adversários –, declarou o treinador.
Calafiori nos últimos jogos do Arsenal

Em 45 minutos contra o Forest, Calafiori registrou 25 ações com bola, uma finalização na trave, um toque decisivo e precisão de 94% nos passes, segundo dados da plataforma “Sofascore”.
Já contra o PSV, o jogador entrou na segunda etapa e somou 55 minutos jogados. Ele contabilizou 40 ações com bola, fez um gol, deu uma assistência e teve 85% de passes certos.
— Esse olhar para o gol, especialmente em jogo aberto, para ser honesto, eu não sabia que ele poderia fazer essas coisas, mas você vê dia a dia nos treinamentos que ele é muito capaz de criar coisas –, analisou Arteta.
As performances recentes podem credenciar Calafiori a uma vaga entre os titulares dos Gunners para o jogo contra o Manchester United no domingo (9), às 13h30 (de Brasília), pela Premier League. Neste caso, ele substituiria Myles Lewis-Skelly em Old Trafford.
Provável escalação do Arsenal: David Raya; Jurrien Timber, William Saliba, Gabriel Magalhães, Riccardo Calafiori (Myles Lewis-Skelly); Thomas Partey, Martin Odegaard, Declan Rice; Ethan Nwaneri, Mikel Merino, Leandro Trossard. Técnico: Mikel Arteta.