A última temporada foi positiva para Edu Gaspar à frente do Arsenal, com a brilhante campanha na Premier League. Contudo, os primeiros anos do brasileiro como executivo do gigante inglês não foram fáceis. Contratações equivocadas estão presentes no histórico do ex-Corinthians, incluindo dois compatriotas.
Edu Gaspar chegou ao clube em 2019, para ser diretor técnico do clube. De lá para cá, ganhou cada vez mais espaço pelo ótimo trabalho e se tornou o homem forte do futebol dos Gunners. Ao todo, foram 30 contratações no período. O último foi Kai Havertz, comprado junto ao Chelsea.
Entre erros e acertos, o “Mirror” escolheu as cinco melhores e cinco piores contratações realizadas por Edu Gaspar, com quatro brasileiros.
David Luiz: decepção no Emirates
O zagueiro do Flamengo chegou ao Arsenal após anos defendendo o rival Chelsea. Ele custou quase 9 milhões de euros aos cofres do clube em 2019/20, mas não rendeu como o esperado.
David Luiz acumulou erros cruciais em uma fase complicada para os Gunners. O “Mirror” até exaltou o espírito de liderança positivo do zagueiro no clube, mas não poupou os apontamentos à passagem do defensor.
Nas duas temporadas que David Luiz esteve no Emirates Stadium, o Arsenal sequer se classificou para as competições europeias.
Willian: ídolo no Chelsea, flop no Arsenal
Depois de fazer história no Chelsea, Willian seguiu sua jornada em Londres com a camisa do Arsenal. Ele foi contratado gratuitamente após fim do vínculo com os Blues. Mesmo “de graça”, a contratação deixou a desejar e o ponta-direita pouco fez pela equipe vermelha.
Willian jogou apenas uma temporada no Emirates, até acertar com o Corinthians. Depois, retornou a Londres para fazer grande campeonato pelo Fulham, em 2022/23.
Willian no Arsenal
- 37 jogos
- 1 gol
- 7 assistências
The famous red and white suits you, Willian 😉🔴⚪️ pic.twitter.com/sqPFEQv1yP
— Arsenal (@Arsenal) August 14, 2020
Edu Gaspar recebeu uma clara lição com os fracassos dos brasileiros: não contrate jogadores do Chelsea. No entanto, o diretor espera que Kai Havertz agora possa quebra a “maldição” recente.
Entre os outros grandes fracassos da gestão de Edu Gaspar no mercado, aparecem o ponta marfinense Nicolas Pépé, o volante Albert Sambi Lokonga e o lateral-esquerdo Nuno Tavares.
Os acertos de Edu Gaspar
Nem só de erros vive o executivo do Arsenal. O jornal também pontuou as cinco melhores contratações feitas pelo brasileiro sob o comando do futebol da equipe. Os brasileiros Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus foram alçados aos postos positivos, acompanhados pelos zagueiros William Saliba e Ben White, e pelo meia Martin Odegaard.
Gabriel Martinelli no Arsenal
- 130 jogos
- 33 gols
- 19 assistências
Gabriel Jesus no Arsenal
- 33 jogos
- 11 gols
- 8 assistências
O cartel de reforços apresentados por Edu Gaspar ganhará nomes de peso nos próximos dias. O dirigente avançou e conseguiu selar as esperadas contratações de Jurrien Timber (Ajax) e Declan Rice (West Ham) para o clube.