Edu Gaspar fez parte do título inglês invicto do Arsenal de 2003/04 e atualmente trabalha como diretor do clube inglês. O brasileiro foi responsável pela montagem do projeto esportivo que levou os Gunners a dois vice-campeonatos de Premier League consecutivos, ficando atrás apenas do Manchester City.
Em 2022/23, os Gunners lideraram a tabela durante quase todo o campeonato, mas deixaram o caneco escapar nas rodadas finais. Quem acabou erguendo a taça foi o Manchester City.
Na última temporada, o Arsenal também liderou a Premier League por um bom tempo, fazendo uma campanha com números ainda melhores. Ainda assim, terminou a liga na segunda posição e novamente o City conquistou o Campeonato Inglês.
Em entrevista ao jornal “Estadão”, Edu Gaspar comentou sobre a frustração de ter perdido a taça mais uma vez para a equipe de Pep Guardiola. O brasileiro definiu a sensação do vice como um “sentimento estranho”, já que os Gunners não deixaram nada a desejar em sua jornada.
— É um sentimento estranho, bem estranho, porque acabamos a temporada com uma sensação de que fizemos tudo muito bem feito. Desde as contratações e os objetivos, as renovações. O Mikel fez um grande trabalho e atingiu os objetivos — declarou Edu Gaspar ao “Estadão”
Ainda assim, ele diz que há também um sentimento positivo, já que “o processo foi bem feito”.
— Fizemos tudo que estava ao nosso alcance, mas não foi o suficiente. Tem uma frustração, mas também tem um sentimento positivo de que o processo foi bem feito. O trabalho foi de excelência.
Diretor do Arsenal brinca sobre Guardiola
Com 89 pontos, o Arsenal teve um aproveitamento de 78% na Premier League de 2023/24, o que seria suficiente para vencer 20 das 32 edições do campeonato em toda a sua história. Mas, desde a chegada do técnico Pep Guardiola ao Manchester City, esse número passou a não ser o suficiente.
Pontuações do City de Guardiola em anos de título na Premier League
- 2017/18: 100 pontos
- 2018/19: 98 pontos
- 2020/21: 86 pontos
- 2021/22: 93 pontos
- 2022/23: 89 pontos
- 2023/24: 91 pontos
Edu Gaspar parece ter entendido que os vices do Arsenal se devem muito mais por mérito do técnico espanhol que por falhas dos Gunners.
— Tem coisas que infelizmente não posso dizer o que eu sinto. Mas todo mérito do mundo pro Pep pelo treinamento e trabalho que ele vem fazendo desde que iniciou a carreira.
Na entrevista, o diretor revelou, inclusive, uma brincadeira que faz com seu filho relacionada ao fato de o técnico do City “vencer tudo” que disputa.
— Eu até brinco com o meu filho que quero ver se ele (Guardiola) é bom mesmo no rúgbi. É uma brincadeira que faço porque ele já ganhou tudo no futebol. Ganhar em todos os países que ele passou e vem ganhando, ele tem muito mérito.