O Arsenal parece estar próximo de encerrar a busca por um novo diretor esportivo. O clube avaliou opções e definiu o nome ideal para o cargo.
Os Gunners estão sem um profissional da posição desde novembro, quando Edu Gaspar surpreendeu e informou a saída do clube. O brasileiro aceitou a proposta de Evangelos Marinakis para ser o diretor global do grupo liderado pelo empresário grego.
Agora, parece que o item “encontrar um novo gestor de futebol” está perto de ser riscado da lista de tarefas do clube. Os executivos estão interessados na contratação do tcheco Tomas Rosicky, conforme noticiou o “The Guardian”.
Arsenal quer Rosicky para substituir Edu
De acordo com a reportagem do jornal inglês, Rosicky é considerado o principal candidato para assumir a vaga de diretor esportivo nos Gunners e, caso o acordo se confirme, será o retorno do ex-meia ao Arsenal.
Rosicky começou a carreira no futebol no Sparta Praga, da República Tcheca. O então jogador defendeu também o Borussia Dortmund antes de mudar para a Inglaterra e vestir a camisa da equipe londrina entre 2006 e 2016.
O tcheco retornou ao país natal após se aposentar dos gramados, e é diretor esportivo da equipe que o revelou desde 2018. O Arsenal teria ficado “impressionado” com o trabalho do ídolo no Sparta ao longo dos anos.
O ex-jogador foi um dos líderes do “renascimento” da equipe, que culminou em título do Campeonato Tcheco nas últimas duas temporadas.
O “Guardian” informou ainda que o gestor e executivos do Arsenal têm mantido contato regularmente diante da procura por um substituto de Edu.
Além disso, Rosicky tem bom relacionamento com Mikel Arteta — com quem chegou a jogar junto — e Per Mertesacker, técnico das categorias de base.
— Considera-se que Rosicky está pronto para um novo desafio, mas com as lideranças do Arsenal — que inclui Arteta, Tim Lewis e Richard Garlick — sem pressa na condução do processo, Rosicky pode esperar a temporada com o Sparta terminar antes de se mudar –, analisou o jornal.
Outros nomes cotados foram Luis Campos, do Paris Saint-Germain, e Phil Giles, do Brentford. No entanto, a preferência dos Gunners seria contratar alguém que tenha ligações prévias com o clube.
Até que uma decisão seja oficializada, o antigo vice de Edu Gaspar, Jason Ayto, é o responsável pela direção esportiva do Arsenal.