Arsenal fecha permanentemente com Raya por mais de R$ 200 milhões

5 minutos de leitura

O Arsenal fechou sua primeira contratação para a próxima temporada. Apesar de muitos apontarem para a necessidade de um camisa 9 nos Gunners, o time londrino contratou um jogador de uma posição que está bem servida em seu elenco.

David Raya, que estava emprestado pelo Brentford, assinou com o Arsenal depois do clube londrino ter ativado a opção de compra de 27 milhões de libras (R$ 201,7 milhões).

— Depois de um ano emprestado como Gunner, posso finalmente dizer que sou um jogador do Arsenal pelos próximos anos. Estou animado para ver o que o futuro reserva, mas sempre vivendo e aproveitando o presente. É um sonho que se tornou realidade estar aqui e quero agradecer por todo o apoio que me deram ao longo do último ano — disse Raya aos canais oficiais do Arsenal.

O goleiro de 28 anos fez 41 jogos com a camisa do Arsenal, tendo 20 clean sheets — 16 na Premier League. Raya conquistou, inclusive, a Luva de Ouro da liga inglesa em 2023/24.

— A contratação de David é outro forte exemplo de nossa estratégia de contratação em ação, enquanto continuamos a construir uma equipe que disputará os principais troféus. Sabemos que há muito mais por vir dele e estamos na expectativa de que ele continuará a ser uma grande parte da jornada em que todos estamos — declarou Edu Gaspar, diretor do Arsenal.

Carreira de David Raya

david raya brentford
Raya em ação na Premier League – Foto: Icon Sport

Nascido em Barcelona, ​​Espanha, ele chegou à Inglaterra aos 16 anos, assinando com o Blackburn Rovers. Raya provou ser um sucesso em Lancashire, ganhando sua primeira promoção à Championship (segunda divisão inglesa), fazendo 108 jogos pelo clube. Parte de seu desenvolvimento no Blackburn incluiu um curto período emprestado ao Southport.

Na metade de 2019, David se mudou para Brentford e, incluindo a última temporada, passou quatro anos contratado pelo clube do oeste de Londres. Jogador-chave para o técnico Thomas Frank, ele fez 161 jogos pelos Bees, mantendo 54 jogos sem sofrer gols.

Em sua temporada de estreia, ele passou 16 jogos sem ser vazado e foi coroado com a Luva de Ouro da Championship de 2018/19. Um ano depois, ele ajudou os Bees a ganhar a promoção para a Premier League.

Sucesso de Raya no Arsenal

Raya-faz-aquecimento-antes-de-jogo-do-Arsenal
Raya fazendo aquecimento antes de jogo do Arsenal (Foto: Icon Sport)

Raya chegou ao Arsenal em agosto do ano passado e se destacou principalmente na disputa de pênaltis contra o Porto nas oitavas de final da Champions League, em que defendeu duas cobranças e foi decisivo para a classificação do time para as quartas de final da competição pela primeira vez em 14 anos.

David ajudou seu país, a Espanha, a ganhar um troféu quando derrotou a Holanda para levantar a Liga das Nações de 2023. Em preparação para a Eurocopa deste ano, ele manteve um placar limpo na vitória da seleção espanhola por 5 a 0 contra Andorra no mês passado e outro em seu último jogo do grupo no torneio, uma vitória por 1 a 0 sobre a Albânia.

— Sabemos que ele pegará as bases sólidas que colocou em prática na temporada passada e as desenvolverá nos próximos anos, e que ele terá mais sucesso conosco. Temos um grupo muito talentoso de goleiros e adoro ver conexões como as que vejo em nosso grupo de goleiros — afirmou o técnico Mikel Arteta.

Ramsdale de saída

Ramsdale em jogo do Arsenal
Ramsdale em jogo do Arsenal (Foto: Icon Sport)

A confirmação da permanência de David Raya reforça a ideia de que o Aaron Ramsdale, de 26 anos, provavelmente deixará o clube na tentativa de jogar regularmente no time principal, com Chelsea e Newcastle tendo interesse no goleiro.

Ramsdale fez apenas 11 jogos na última temporada, incluindo seis partidas pela Premier League, duas das quais foram contra o Brentford, com Raya inelegível para enfrentar seu clube de origem.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.