O Arsenal teve uma vitória para os livros de história sobre o Bournemouth por 3 a 2, na tarde deste sábado (4), no Emirates Stadium. Na partida válida pela 26ª rodada da Premier League, os visitantes abriram o placar logo aos 11 segundos de partida, com Philip Billing. Foi o quinto gol mais rápido da história da competição. No segundo tempo, os Cherries ampliaram o placar com Marcos Senesi. Porém, a partir dos 17 minutos da etapa complementar, os Gunners viraram a partida com Thomas Partey (17′), Ben White (25′) e Reiss Nelson (52′).
Com gol no último lance, os jogadores, a torcida e o treinador Mikel Arteta vibraram como campeões no Emirates Stadium. Veja:
Incrível virada do Arsenal. Histórico.
— Joao Castelo-Branco (@j_castelobranco) March 4, 2023
Capturei reação da torcida alguns momentos após o gol. #PremiereLeagueNaESPN pic.twitter.com/QGVW7qftlU
Arsenal Football Club. pic.twitter.com/ecruk1b4DZ
— Patrick Timmons (@PatrickTimmons1) March 4, 2023
The crowd erupts as Arsenal win this incredible match with the last kick of the game pic.twitter.com/ZN5mwBYQxx
— Layth (@laythy29) March 4, 2023
O herói da partida, Reiss Nelson, entrou aos 19 minutos do segundo tempo, deu uma assistência para o gol de empate, marcado por Ben White, e marcou o gol da virada aos 52 minutos do segundo tempo.
Reiss Nelson (23 anos) na Premier League 22/23 pelo Arsenal:
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) March 4, 2023
⚔️ 3 jogos (0 titular)
⚽️ 3 gols (!)
🅰️ 2 assistências (!)
⏰ 17 mins p/ participar de gol (!)
🔑 5 passes decisivos
👟 5 chutes (5 no gol!)
☑️ 100% pontaria no chute (!)
💯 Nota Sofascore 8.60 (!)
Decisivo! 🎯🎯 pic.twitter.com/yGoYScnXE0
Com a vitória histórica, o Arsenal segue na liderança isolada da Premier League, com 63 pontos, cinco a mais que o segundo colocado, Manchester City. Já o Bournemouth segue na vice-lanterna da competição, com apenas 21 pontos, a apenas três do último, Southampton.
Detalhe na escalação
Uma curiosidade inusitada na vitória londrina é a escalação do técnico Mikel Arteta que, pela primeira vez desde janeiro de 1986, contou com 11 jogadores que nunca atuaram nos Gunners sob o comando de Arsène Wenger.
A escalação do Arsenal no empate contra o Bournemouth: Ramsdale; Tomiyasu, Saliba, Gabriel Magalhães e Zinchenko; Fábio Vieira, Thomas Partey e Ødegaard; Saka, Martinelli e Trossard.
O único jogador que esteve em campo e que trabalhou com Wenger no Arsenal foi Granit Xhaka, que entrou na partida aos 39 minutos do segundo tempo.