Neste domingo (6), às 12h, Arsenal e Manchester City decidem mais uma edição da Community Shield, tradicional torneio que abre a temporada inglesa. Você sabia que um ‘braço’ do Corinthians foi o primeiro campeão desse troféu tão importante? Bem, não se trata exatamente do Sport Club Corinthians Paulistas e nem do atual formato do torneio, mas de onde tudo começou.
Hoje, a Community Shield é o enfrentamento da Premier League e campeão da FA Cup. Quando um time vence as duas competições, o vice do Campeonato Inglês ganha a vaga para a supercopa, caso do Arsenal nesta temporada. No entanto, a precursora da competição foi a Sheriff of London Charity Shield, que previa o enfrentamento entre o melhor time profissional e o melhor time amador do país. O troféu chamava a atenção pelo tamanho exagerado e a renda seria destinada a instituições de caridade.
Em 1898, o fundador Thomas Dewar, xerife de Londres, finalmente conseguiu tirar o projeto do papel.
Corinthian FC x Sheffield United na primeira edição do torneio
O Sheriff of London Charity Shield foi decidido entre Corinthian FC, clube que representava o futebol amador e cedia diversos jogadores à seleção inglesa, e o Sheffield United, campeão inglês de 1988/199. A primeira partida foi disputada no The Crystal Palace, em Londres, mas o equilíbrio entre amadores e profissionais era tanto que os times ficaram no empate.
Uma revanche para descobrir o melhor time da Inglaterra foi marcada. Mas advinhe… outro empate foi o resultado final! Dessa maneira, Corinthian FC e Sheffield United dividiram o enorme troféu e foram ambos considerados campeões da Sheriff of London Charity Shield. A taça em questão é considerada até hoje a maior da história do futebol, já que media mais de 1,80 cm.
A competição seguiu sendo disputada nesses moldes até 1907. A força do Corinthians FC na cena amadora era tamanha que o clube foi campeão duas vezes, além de ter figurado nas decisões outras seis vezes. Clubes como Liverpool, Newcastle, Everton e Aston Villa também foram campeões no período.
A Sheriff of London Charity Shield chegou ao fim em 1908, após um racha na Football Association (FA). Os clubes amadores saíram de cena e criaram sua própria organização.
O Corinthians na história do futebol inglês
Você deve estar se perguntando onde o Corinthians entra nesse enredo. Pois bem, o Corinthian FC foi fundado em 1982 e teve papel fundamental na criação do Timão. Nos idos de 1910, o clube amador realizava excursão pelo Brasil e inspirou um operários a criarem, no Bom Retiro, em São Paulo, o Sport Club Corinthians Paulista, no dia 1º de setembro daquele ano.
O Corinthian FC perdurou até 1939. A partir disso, o clube se fundiu com o Casuals e gerou a fundação do Corinthian-Casuals FC. O clube atualmente faz parte da London Football Association e jogam na Isthmian League South Central Division.
O time inglês já retornou duas vezes ao Brasil para se reencontrar com o Corinthians. Em 1988, as equipes se enfrentaram em partida amistosa que contou com a presença de craques como Sócrates e Rivellino. O último duelo foi em 2015, na Neo Química Arena. O Timão venceu a partida por 3 a 0, com gols de Danilo e Luciano, duas vezes.
Há 1⃣4⃣0⃣ anos, o Corinthian FC foi fundado!
O clube inglês, que se uniu ao Corinthian-Casuals em 1939, serviu de inspiração para a criação do nome do Sport Club Corinthians Paulista, em 1910! 🖤#VaiCorinthians pic.twitter.com/8l6rOcwaQb
— Corinthians (@Corinthians) September 28, 2022
SCCP 🤝 Casuals
O gol do amistoso, com a classe do eterno Dr. Sócrates! 🖤#VaiCorinthians pic.twitter.com/96FgI0g4k1
— Corinthians (@Corinthians) June 5, 2023
Há 8️⃣ anos, acontecia um amistoso muito especial na @neoquimicaarena contra o Corinthian-Casuals, nosso co-irmão inglês que inspirou o nome do Timão! 😍🏴
⚽️ Corinthians 𝟯 x 𝟬 Corinthian-Casuals#NeoQuimicaArena#VaiCorinthians pic.twitter.com/skA2BTYqgT
— Corinthians (@Corinthians) January 24, 2023
Arsenal e Manchester City na Community Shield
Apesar de ser apenas a competição que abre a temporada inglesa, a Community Shield oferece ingredientes suficientes para Arsenal e Manchester City darem a vida pelo troféu. Os Gunners querem dar o troco pelo título perdido na última temporada e veem a oportunidade como uma grande vingança. A equipe de Mikel Arteta não contará com Gabriel Jesus, lesionado, mas terá as estreias de Declan Rice, Jurrien Timber e Kai Havertz.
Por sua vez, Pep Guardiola poderá ver Kovacic jogando uma partida oficial em seu time pela primeira vez. O croata é esperado como sucessor de Ilkay Gündongan. Os Citizens também esperam vencer a competição para ampliar a hegemonia nacional.
O Arsenal tem 16 títulos e é o segundo maior vencedor da Community Shield. O Manchester City tem seis conquistas. O maior campeão do torneio é o Manchester United, que já levantou a taça 21 vezes.