O Arsenal pretende reforçar o elenco em meio à disputa pelo título da Premier League e tem um brasileiro como um de seus principais alvos: Douglas Luiz. Em meio a esse interesse, os Gunners tomaram uma decisão envolvendo o mercado sul-americano e o Real Madrid.
Isso porque o então olheiro Paulo Xavier deixou o clube espanhol para ser o novo scout de América do Sul para o clube londrino. O brasileiro também ocupava essa função em Madrid, onde trabalhava desde 2017.
Arsenal tem novo brasileiro
Em sua nova função no Arsenal, Paulo Xavier trabalhará com foco na América do Sul com outros dois scouts no mesmo departamento. Ele anunciou a mudança nas suas redes sociais na segunda-feira (18).
O brasileiro era um membro altamente respeitado da equipe de scouting do diretor principal do departamento no Real Madrid, Juni Calafat.
Paulo Xavier trabalhou na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre 2015 e 2017 com o diretor esportivo do Arsenal, Edu Gaspar, o homem responsável por sua nomeação no clube do norte de Londres.
Ele, inclusive, já teve experiência na Premier League: teve uma breve passagem pelo Manchester United em 2017, de março a junho, antes de se juntar ao Real Madrid.
Antes disso, trabalhou por quase seis anos no Cruzeiro e passou um ano na área de prospecção da Adidas. Na CBF, era o diretor de scouting entre parte dos comandos de Dunga e Tite.
O trabalho do Arsenal no Brasil
Apesar de ter um diretor brasileiro e outros membros do departamento de scouting baseados no Brasil, os Gunners não estreitaram tão firmemente a relação com o país ainda.
Os negócios mais recentes foram os de Gabriel Martinelli, em 2019, vindo do Ituano, e Marquinhos, que deixou o São Paulo em 2022. Outros clubes, como o Chelsea, já têm uma política de compra “direto da fonte” conosco, como foram os casos de Ângelo, Deivid Washington e Andrey Santos, ou o Nottingham Forest com Danilo e Murillo.