O Arsenal tem virado assunto nas últimas semanas quando se debate sobre bolas paradas na Premier League, dado seu grande sucesso.
Os Gunners venceram o Manchester United com dois gols dessa forma, mas outro time tem sido o mais perigoso da liga nesse quesito recentemente.
Aston Villa supera o Arsenal
Apesar da fama e sucesso dos Gunners nas bolas paradas, é o Aston Villa o time mais perigoso neste quesito na Premier League recentemente.
Nos últimos oito jogos do campeonato inglês, os Villains se sobressaem em termos de xG (gols esperados) vindos dessas situações.
Segundo dados do site inglês “TBR Footbal”, o time comandado por Unai Emery tem leve vantagem de apenas 0,01 gol esperado em relação ao time de Arteta:
Maiores xG em bolas paradas nos últimos oito jogos da Premier League:
- Aston Villa – 0.66
- Arsenal – 0.65
- Crystal Palace – 0.45
- Brentford – 0.41
- Nottingham Forest – 0.41
Os Villans têm Austin MacPhee, um talentoso treinador de bolas paradas que muitas vezes pode ser visto gesticulando da linha lateral, como o próprio Nicolas Jover, do Arsenal.
Perigo para o Arsenal?
No entanto, apesar dos Gunners terem grande repertório em bolas paradas e serem notavelmente uma das principais equipes do mundo nesse quesito, quando a bola está rolando, há um problema.
O mesmo ranking do “TBR Football” também ilustra os gols esperados com bola rolando, e o time de Arteta é o terceiro pior da liga nos últimos oito jogos.
Apenas Nottingham Forest e Southampton provaram ser menos criativos que o time londrino, times que tendem a ter mais dificuldades com a posse:
Menores xG em situações de bola rolando nos últimos oito jogos da Premier League:
- Southampton – 0.66
- Nottingham Forest – 0.76
- Arsenal – 0.79
- Ipswich – 0.80
- Everton – 0.84