Dupla do Arsenal, Bellingham e astros: Plataforma lista os ‘piores da rodada’ da Champions League

5 minutos de leitura

As partidas das quartas de final da Champions League, que ocorreram entre terça (9) e quarta-feira (10) formaram uma rodada repleta de gols, como nas partidas de Arsenal e Manchester City. No entanto, alguns nomes tiveram menos destaque.

A plataforma de dados “SofaScore” fez a sua seleção de piores da rodada com algumas estrelas, incluindo Bellingham, Gabriel Martinelli e William Saliba. O meia inglês, inclusive, foi criticado por ter “sumido” no jogo do Real Madrid contra os Citizens.

Os ‘piores’ da rodada na Champions League

A escalação do SofaScore foi baseada nas notas da própria plataforma para os jogadores durante as partidas. Além de Bellingham, outros quatro jogadores do Real Madrid estiveram na lista, enquanto nenhum dos seus adversários figurou na lista — apesar do jogo ter terminado em empate.

Time dos piores pelo SofaScore:

  • Andriy Lunin – 6.0 (Real Madrid, goleiro)
  • Dani Carvajal – 6.4 (Real Madrid, lateral-direito)
  • William Saliba – 6.3 (Arsenal, zagueiro)
  • Antonio Rudiger – 6.4 (Real Madrid, zagueiro)
  • Ferland Mendy – 6.3 (Real Madrid, lateral-esquerdo)
  • Pablo Barrios – 6.4 (meio-campista, Atlético de Madrid)
  • Felix Nmecha – 6.3 (meio-campista, Borussia Dortmund)
  • Jude Bellingham – 6.5 (meio-campista, Real Madrid)
  • Kingsley Coman – 6.3 (ponta, Bayern de Munique)
  • Angel Correa – 6.2 (atacante, Atlético de Madrid)
  • Gabriel Martinelli – 6.4 (ponta, Arsenal)
Foto: Icon Sport

O julgamento é relativo quando se trata de notas em aplicativos como SofaScore. Rudiger, por exemplo, foi um dos responsáveis por manter Haaland sob controle contra o City e não fez um jogo ruim.

As notas não levam em consideração aspectos táticos, principalmente os movimentos sem a bola — como corridas para dar opção de passe, puxar a marcação, subidas de pressão. Um jogador pode fazer uma partida impecável e ainda ter uma nota mediana na plataforma.

Bellingham e dupla do Arsenal em baixa

Enquanto Gabriel Magalhães ficou marcado por segurar a bola com a mão depois da cobrança do tiro de meta — infração não marcada pelo árbitro –, foi Saliba quem esteve na lista do SofaScore.

O principal motivo foi o pênalti sobre Sané. O gol de Kane na cobrança fez com que o Bayern virasse para 2 a 1. Além disso, o francês perdeu a bola 13 vezes e venceu apenas três de seus oito duelos no chão, o que impactou negativamente em sua nota.

Seu companheiro no Arsenal, Gabriel Martinelli, teve uma atuação discreta. As análises de jornais europeus levaram a opiniões diferentes sobre o brasileiro: o inglês “Daily Mail” o deu nota 7, enquanto o alemão “Bild” e o francês “L’Equipe” não viram tanto brilho. Ele ainda foi substituído por Trossard aos 66 minutos — e o belga marcou o gol de empate.

Martinelli Arsenal
Foto: Icon Sport

Bellingham, apesar de ter sido um dos mais criticados, jogou em uma posição menos usual contra o City. Mais pela direita do que o normal, não conseguiu concluir as poucas oportunidades que teve.

A nota 6,5 que recebeu do SofaScore não simboliza um jogo desastroso para o inglês. No entanto, ao considerar sua média de 8,04 na Champions League, percebe-se como foi um jogo inferior do que o normal.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]