Aaron Ramsdale fez uma temporada brilhante com o Arsenal em 2022/23, mas acabou pego de surpresa com a chegada de David Raya, por empréstimo do Brentford. O técnico Mikel Arteta levou o goleiro espanhol para ser titular no Emirates Stadium, o que deixou muitas dúvidas na torcida e na imprensa se a substituição era uma ação necessária.
Após três partidas no banco de reservas, Ramsdale voltou a ser titular nessa quarta-feira (27), contra o Brentford, pela Copa da Liga Inglesa, em um time mesclado entre titulares e reservas. O goleiro inglês foi crucial para manter o placar mínimo e a classificação do Arsenal para as oitavas de final da competição, com uma defesa espetacular no segundo tempo. Mas a tendência, seguindo revesamento do elenco, é que Raya assuma as traves dos Gunners no sábado (30), contra o Bournemouth, pela Premier League.
Baseado em uma publicação do jornal “The Sun”, a PL Brasil traz três motivos para que o técnico do Arsenal prefira Raya a Ramsdale.
Construção do jogo
Nesta temporada, uma das principais mudanças táticas vistas na Premier League foi a utilização dos goleiros como quase terceiros zagueiros na construção do jogo. Por muitas vezes, foi possível ver os arqueiros saindo da área na primeira fase de preparação da jogada, o que permite á equipe construir com segurança, sem que o adversário pressione com tanta agressividade a saída de bola.
O principal exemplo disso é Ederson, do Manchester City. Agora, Arteta, que foi auxiliar de Pep Guardiola no Etihad Stadium, parece buscar um novo sistema de jogo mais controlado e com maior domínio da posse de bola. Assim, o técnico do Arsenal precisa de um goleiro que participe efetivamente das fases iniciais do ataque.
A chave para essa construção de jogadas é o controle do ritmo da bola. Se o passe for feito para frente muito rápido, a jogada pode não seguir corretamente. O objetivo de Arteta nesse estilo de jogo é criar mais espaço atrás da pressão adversária, permitindo que o Arsenal tenha mais espaços.
Com um goleiro que tenha a capacidade de iniciar a jogada, mandando a bola para o meio de campo com precisão, o ataque fica mais efetivo.
Vale destacar que Ramsdale tem uma média de seis bolas precisos por jogo, 21 passes certos, sendo 13 no próprio campo e oito no território adversário.
Já Raya tem uma média de 6,5 bolas longas por jogo, 24,5 passes certos, sendo 21,5 no próprio campo e três no território adversário.
Reflexo
Embora faça parte do jogo moderno a capacidade do goleiro jogar com os pés, eles ainda precisam, claro, defender chutes adversários. Neste caso, os dois goleiros do Arsenal são muito semelhantes. Ambos têm excelentes reflexos e mostram uma compreensão clara dos ângulos que lhes permitem interceptar um cruzamento.
Porém, Raya tem uma ligeira vantagem sobre Ramsdale no que se refere à defesas baixas e avanço para cortar ainda mais o ângulo de um cruzamento.
Em quatro jogos nesta edição da Premier League, o titular do Arsenal em 2022/23 tem uma média de 1,2 defesas por jogo e seu número de gols evitados, segundo o Sofascore, é baixo — -1,84. Das cinco defesas que fez em 2023/24, quatro foram de arremates de dentro da área e uma de fora.
Já Raya, com três partidas, tem uma média de fazer duas defesas por jogo e evitar 1,24 gols. Das quatro defesas que tem em 2023/24, duas delas foram de chutes fora da área e outras duas de dentro.
Comando da área
A terceira razão para o técnico do Arsenal preferir Raya a Ramsdale é o domínio da área. O goleiro inglês (1,90m) é sete centímetros mais alto que o espanhol (1,83m), mas a presença do arqueiro britânico na região da meta é inferior a do jogador emprestado pelo Brentford.
Por vezes, Ramsdale hesita ao sair da linha para cortar algumas bolas que vão para a área. Isso é ruim até para causar medo no atacante adversário, que não vê muitos problemas em seguir com a jogada até a finalização. Se o jogador sente uma pressão vinda da chegada do goleiro, ele está mais propenso a errar.
Enquanto Ramsdale é mais propenso a dar um soco na bola para interromper um cruzamento, Raya é do tipo que busca pegar a bola sempre que possível para colocar seu time num contra-ataque com um lançamento rápido.
Nesta temporada, Ramsdale tem uma média de 0,2 saídas do gol bem sucedidas por jogo, enquanto Raya tem 1,5.