O Arsenal terá novos obstáculos na dura missão de superar o Manchester City na luta pelo título da Premier League. Com menos pontos e jogos a mais, o time de Mikel Arteta também terá de lidar com as baixas definitivas de dois jogadores titulares da equipe. Lesionada, a dupla só voltará aos gramados em 2023/24.
Os defensores William Saliba e Oleksandr Zinchenko desfalcarão o Arsenal até o fim da atual temporada. Segundo informações do jornalista David Orstein, do “The Athletic”, as contusões dos dois atletas são mais graves do que o esperado pelo clube, e necessitarão de um cuidado especial. No entanto, nenhum dos dois precisará passar por cirurgia.
A contusão de Saliba é mais antiga. O zagueiro francês se machucou nas costas em jogo contra o Sporting, pela Europa League, no dia 16 de março. O Arsenal esperava que o defensor pudesse se recuperar a tempo de disputar o restante da Premier League, mas Mikel Arteta sempre adotou uma postura ponderada sobre o retorno do jogador.
Saliba ficou fora dos últimos oito jogos do Arsenal, e tem sido substituído por Rob Holding e Jakub Kiwir. Desde a lesão do camisa 12, o Arsenal passou a ter dificuldade na retaguarda, sofreu tropeços importantes e perdeu a liderança na Premier League para o Manchester City.
- 8 jogos
- 4 vitórias
- 3 empates
- 1 derrota
- 14 gols sofridos
Zinchenko, por sua vez, se contundiu na última rodada do Campeonato Inglês, contra o Newcastle, aos 16 minutos do segundo tempo. O ucraniano sofreu problema na panturrilha e teve de dar lugar ao escocês Kieran Tierney. O ex-jogador do Manchester City é peça fundamental no esquema de Mikel Arteta, oferecendo equilíbrio e criatividade ao Arsenal.
Leia mais:
Arsenal: atacante é alvo de Milan e times da Premier League
Arsenal sonha com a Premier League
Sem a dupla, o Arsenal ainda tenta superar as expectativas e vencer a Premier League pela primeira vez em quase 20 anos. O time liderou a competição por quase todo tempo, mas derrapou na reta final e cedeu para o Manchester City. Atualmente, os Gunners ocupam a segunda posição, com 81 pontos em 35 jogos. Os Citizens estão na ponta com um ponto a mais, mas jogou apenas 34 vezes.
Até o final da temporada, o Arsenal enfrenta Brighton (C), Nottingham Forest (F) e Wolverhampton (C).
Para o retorno à Champions League em 2023/24, os Gunners querem reforçar o elenco para poder brigar novamente por conquistas, e evitar quedas de desempenhos por ausências de titulares. Nomes como zagueiro Marc Guéhi (Crystal Palace), o lateral-direito Iván Fresneda (Valladolid), o volante Declan Rice (West Ham), Ferrán Torres e Raphinha (Barcelona), Vitor Roque (Athletico-PR) e Dusan Vlahovic (Juventus) estão no radar.