Gabriel Jesus tem atuação brilhante e Arsenal arranca vitória ‘no sufoco’ após falhas de Raya

5 minutos de leitura

O Arsenal venceu o Luton Town por 4 a 3, nesta terça-feira (5), pela 15ª rodada da Premier League 2023/24. Os gols no Kenilworth Road foram marcados por Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, Kai Havertz e Declan Rice, do lado dos Gunners, e por Gabriel Osho, Elijah Adebayo e Ross Barkley, do lado do Luton.

Brasileiros brilham e Arsenal sai na frente

O Arsenal enfrentou bastante dificuldade para encontrar espaços nos primeiros 20 minutos de jogo, com a equipe do Luton Town pressionando a saída de bola dos Gunners, sem deixá-los ter o controle de jogo. Os visitantes precisaram de uma rápida cobrança de lateral quase no fim do campo para abrir o placar.

O goleiro Kaminski correu para não deixar a bola ir para escanteio e mandou para a linha lateral. Gabriel Jesus rapidamente apareceu para cobrar, mandando a bola para Saka, que deu um passe rasteiro para Martinelli chutar para o fundo das redes.

A vantagem do Arsenal durou pouco, com o Luton marcando seu gol cinco minutos depois. Após uma cobrança de escanteio, Gabriel Osho subiu sozinho e cabeceou no canto, sem chances para David Raya defender.

O resultado acabou deixando a defesa do Luton exposta e o Arsenal finalmente conseguiu encaixar finalizações, que em sua maioria não entraram graças à grande atuação de Kaminski. Mas aos 45 minutos, Gabriel Jesus recebeu uma bola de Ben White e deu um belo cabeceio para o gol.

David Raya falha, mas Jesus dá sobrevida ao Arsenal

O Arsenal tinha tudo para construir um placar elástico, mas a equipe sofreu com duas falhas seguidas do goleiro David Raya. Aos quatro minutos, Adebayo subiu mais que o goleiro após uma cobrança de escanteio e marcou. E, aos 12 minutos, a defesa do Arsenal não conseguiu parar o ataque do time da casa, que terminou com Barkley chutando rasteiro e a bola passando por baixo de Raya.

Em grande fase, Gabriel Jesus mais uma vez brilhou e apareceu para ajudar o Arsenal a “voltar pro jogo”. Aos 15 minutos, o brasileiro venceu a marcação do Luton e passou a bola para Havertz, que estava na cara do gol e só precisou mandar para o fundo das redes.

Depois de muito pressionar, o Arsenal arrancou a vitória mais uma vez nos minutos finais. No último minuto de acréscimos, Declan Rice subiu e cabeceou para colocar o Arsenal à frente do placar.

A vitória mantém o Arsenal na liderança da Premier League independente dos outros resultados da rodada, com 36 pontos.

Como foram os brasileiros em Luton Town x Arsenal

Gabriel Jesus – 7,5

Foi o melhor jogador do Arsenal em campo. Gabriel Jesus teve participação em todos os gols do Arsenal, que precisou contar com seu brilhantismo para abrir o placar, virar e correr atrás do empate. Sempre buscando o caminho do gol, o brasileiro errou apenas um passe em todo o jogo.

Gabriel Martinelli – 6,5

Martinelli mais uma vez foi essencial no ataque dos Gunners para abrir o placar, mas não fez uma partida espetacular. Além do gol, acertou 71% dos passes, conseguiu concluir apenas um cruzamento e fez um desarme.

Gabriel Magalhães – 6,0

A defesa do Arsenal, como um todo, não fez a melhor das partidas. Apesar do peso do segundo e o terceiro gol serem de responsabilidade de David Raya, a zaga não conseguiu impedir o primeiro e não conseguiu impedir a chegada do Luton na área. O desempenho do brasileiro foi mediano, com um corte, uma interceptação, um desarme e cinco de seis duelos vencidos.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.