O Arsenal viu seu diretor de sucesso dos últimos anos, Edu Gaspar, deixar o clube ainda no fim do ano passado. Agora, substituiu o brasileiro oficialmente.
O clube inglês anunciou a chegada de Andrea Berta, ex-diretor do Atlético de Madrid, para comandar as decisões da direção de futebol no Emirates Stadium.
O novo diretor do Arsenal pós-Edu Gaspar
O administrador italiano esteve no comando do Atlético de Madrid por oito anos: chegou em 2017 e ficou até janeiro de 2025.
Nesse período, o executivo supervisionou um período positivo de contratações, durante o qual o clube comprou e vendeu nomes de peso como Rodri e Antoine Griezmann, enquanto gastou 180 milhões de libras em Julian Alvarez, Conor Gallagher, Robin Le Normand e Alexander Sorloth na temporada passada.

Ele desempenhou um papel fundamental na formação dos elencos que conquistaram os títulos da La Liga em 2013/14 e 2020/21, e a Liga Europa em 2018.
Sob sua supervisão, os gigantes espanhóis também venceram a Copa Del Rey, a Supercopa da Uefa e a Supercopa da Espanha, além de dois vice-campeonatos da Champions League.
Agora, Berta oficialmente substitui Edu Gaspar, cuja saída foi anunciada em novembro do ano passado. Ele falou em sua apresentação com carinho ao clube.
— Estou muito feliz em me juntar ao Arsenal em um período extremamente empolgante para o clube. Tenho acompanhado com grande interesse a forma como o Arsenal evoluiu nos últimos anos e admiro o trabalho árduo que foi feito para restabelecer o clube como uma grande força no futebol europeu.

O co-presidente Josh Kroenke acrescentou que “qualquer pessoa que entenda de futebol sabe que Andrea é uma figura impressionante”.
— Ele tem vasto conhecimento do jogo, um ótimo histórico, uma forte rede de contatos e um desejo insaciável de construir equipes vencedoras. Andrea será uma grande adição ao nosso clube. Ele entende nossos valores e o que defendemos, e não temos dúvidas de que ele nos ajudará a avançar e dar os próximos passos em nossa busca por grandes troféus.
Berta assumirá o comando das contratações do Arsenal antes de uma janela que pode ser decisiva, com a busca do clube por um centroavante.