O Arsenal disputou sua primeira partida na Premier League depois do vice-campeonato na última temporada e começou a campanha de 2023/24 com vitória. Os Gunners bateram o Nottingham Forest neste sábado (12), no Emirates Stadium, por 2 a 1. O jogo teve show de Gabriel Martinelli e gols de Nketiah e Saka pelos Gunners, Awoniyi marcou pelo .
As mudanças táticas de Mikel Arteta na estreia, principalmente nas laterais, encurralaram o brasileiro Danilo, que teve dificuldades tanto nos duelos do lado direito, contra Partey, quanto na esquerda, contra Martinelli e Timber.
Finalizado
2
-1
Arsenal - Nottm Forest
England Premier League - Emirates Stadium
1° Turno
Novos ingressos atrasaram o jogo
O início da partida teve de ser adiado em 30 minutos por conta de problemas na entrada dos torcedores ao estádio dos Gunners. O clube mudou seu esquema de ingressos para que todos sejam digitais, não mais de papel, e houve erro de leitura dos códigos nas catracas.
A política de ingressos já foi instaurada para a temporada inteira, ou seja, não terão mais tickets físicos para entrar no estádio. Milhares de torcedores ficaram para fora do Emirates até o horário do jogo, marcado para 8h30 (horário de Brasília), e a partida começou apenas às 9h.
Orquestra de Saka e Martinelli
Os Gunners dominaram durante toda a partida e, mesmo flertando com os 90% de posse de bola, demorou 25 minutos para furar o bloqueio do Forest. O gol que abriu o placar veio dos pés de Nketiah, mas através de uma grande jogada individual de Martinelli que, em um giro, tirou dois marcadores para dar a assistência.
Somente seis minutos depois, um trabalho de pressão alta resultou no gol de Saka, que cortou da ponta-direita para o meio e finalizou de fora da área. O camisa 7 foi o jogador mais acionado no primeiro tempo e travou grande duelo contra o lateral-esquerdo do Forest, Aina.
As mudanças do Arsenal
Os Gunners tiveram duas principais mudanças para o jogo, se comparado ao time que terminou a temporada passada. Sem Zinchenko e Gabriel Magalhães, dois titulares absolutos, os substitutos foram Timber e Partey, respectivamente.
O camisa 5 começou o jogo como lateral-direito, em função parecida com a que Zinchenko exerce na esquerda. Partey caía pelo meio, como volante, e fechava a linha de quatro defensores como lateral em fase defensiva.
Timber, um destro pela esquerda, ocupava mais o lado, mas liberava o corredor para outros jogadores. Martinelli, Rice e Havertz se alternavam por aquele lado. Depois de uma lesão no início do segundo tempo, Timber foi substituído pelo também destro Tomiyasu, que fez um papel semelhante.
Danilo encurralado no Forest
O ex-jogador do Palmeiras há tempos não joga como volante, posição que exerceu com sucesso no Brasil. O camisa 28 da equipe visitante é mais um meia, caindo pelos lados a depender da situação.
Ele começou na esquerda, defendendo Partey quase que individualmente. No entanto, a movimentação do jogador do Arsenal, caindo da direita para o meio, tirou o brasileiro de posição e abriu espaço na defesa do Forest.
Quando mudou de lado, Danilo também teve dificuldade com as triangulações de Rice, Timber e Martinelli. Mesmo sendo um dos refugos ofensivos ao puxar contra-ataques, o ex-palmeirense saiu aos 71 minutos com bom aproveitamento dos duelos: venceu sete dos oito que tentou.
Próximos jogos
O Arsenal volta a campo no próximo dia 21, segunda-feira, para enfrentar o Crystal Palace, no Selhurst Park, às 16h no horário de Brasília. Já o Nottingham Forest recebe o Sheffield United na sexta-feira (18), às 15h45, no City Ground.