Quando surgiu para o futebol, o lateral Alexander-Arnold dava indícios de que seria um dos maiores de sua posição na história recente. O camisa 66 acumulou temporadas de destaque pelo Liverpool, mas tem tido dificuldades nos últimos anos. Para dois membros da imprensa inglesa, o momento negativo do jogador pode se justificar pela mudança física que ele vem atravessando.
Críticas ao lateral do Liverpool
Comentaristas da “TalkSport”, Darren bent e Danny Murphy criticaram a transformação pela qual o corpo de Alexander-Arnold passou. Segundo ele, o lateral tem passado “tempo demais” na academia, e o excesso de músculos estão atrapalhando sua mobilidade. Uma das maiores carências do lateral vermelho é o jogo defensivo.
— Quando você olhava para ele há alguns anos atrás, ele era um pouco magro. Se você continuar a aumentar a carga de pesos da parte superior do corpo, sua mobilidade pode ser prejudicada — disse Bent, ex-atacante do Liverpool.
Leia mais:
Liverpool: 3 motivos para a temporada aquém do esperado
Bent foi além e sugeriu que Alexander-Arnold diminua a frequência à academia. O comentarista acredita que seja mais favorável ao defensor realizar treinamentos de condicionamento físico dentro de campo, sem se preocupar tanto com a estética. Em suas redes sociais, o ala de 24 anos costuma compartilhar sua rotina de exercícios.
“O regime que ele está fazendo, ele precisa mudar. Talvez passar menos tempo na academia levantando pesos, e passar mais tempo no gramado”, pontuou Bent.
https://www.instagram.com/reel/CosRWQ5KgD3/?utm_source=ig_web_copy_link
Danny Murph acredita que, para essa temporada, Arnold não conseguirá retomar o físico que, para eles, é o ideal. Mas o jornalista sugeriu que o lateral-direito mude sua rotina nas férias a fim de retornar em melhores condições.
“Talvez seja tarde demais nesta temporada. Mas acho que qualquer que seja o regime que ele faça no verão, precisa ser diferente porque ele tem que voltar mais afiado e apto”, comentou Murph.
As mudanças de Arnold
De fato, o corpo de Alexander-Arnold se modificou bastante desde que o atleta estreou pelo Liverpool, em 2016. O defensor conquistou músculos e massa magra, mas a situação é comum no futebol, principalmente para jovens que surgem nas categorias de base. Na atual temporada, Arnold jogou 37 jogos, marcou três gols e deu quatro assistências.
Os números evidenciam sua má fase. Na última temporada, ele deu 18 assistências, além de ter concedido 15 passes para gols em 2018/19 e 2019/20.