Armador e cão de guarda: Paquetá lidera 4 quesitos e mostra que é um dos melhores da Premier League

Lucas Paquetá é um dos maiores destaques da edição 2023/24 da Premier League. O camisa 10 do West Ham tem liderado o time de David Moyes, se tornando uma referência no meio-campo da equipe que é a atual 7ª colocada da tabela.

Uma olhada nas estatísticas do brasileiro chamam ainda mais a atenção para as características de Paquetá. O revelado pelo Flamengo lidera quatro critérios na plataforma de dados “Squawka”, que dizem respeito a mais de uma fase do jogo.

Lucas Paquetá na Premier League 2023/24

  • 55 duelos vencidos – 1º da Premier League
  • 58 bolas recuperadas – 1º da Premier League
  • 23 desarmes feitos – 1º da Premier League
  • 9 passes verticais – 1º da Premier League

Os dados são da plataforma de estatísticas Squawka.

Ou seja, o meio-campista tem ido bem tanto na defesa, como mostram os desarmes e as bolas recuperadas, quanto no ataque, como em passes verticais.

Os números também exemplificam uma certa versatilidade de Paquetá, que tem atuado em posições diferentes no meio-campo de Moyes. Nos jogos em que os Hammers assumiram uma posição mais defensiva, contra Manchester City e Liverpool, o brasileiro jogou aberto pela esquerda num esquema que tinha Alvarez, Soucek e Ward-Prowse, jogadores mais defensivos, no centro do setor. Bowen atuou aberto pela direita, com Michail Antonio de referência.

Já num jogo em que o West Ham se permitiu ter mais liberdade, contra o Luton Town, Paquetá jogou como meia ofensivo à frente apenas de Alvarez e Ward-Prowse, com Bowen e Benrahma de pontas, e Antonio novamente na centroavância.

Paquetá quase deixou o West Ham na última janela

A prova da boa fase do meia é que Paquetá esteve próximo de deixar o West Ham para jogar no Manchester City. O brasileiro se tornou um desejo de Pep Guardiola depois da lesão de Kevin De Bruyne, que deve perder grande parte da temporada.

O negócio acabou não se concretizando porque o meia foi acusado de envolvimento num esquema de apostas esportivas, o que fez o City desistir de contratá-lo. No entanto, ele não foi punido nem pelo clube atual e nem pela Premier League, e continua jogando normalmente. No jogo diante do City, ele deu até um abraço em Guardiola antes da partida.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]