Por que melhor árbitro da Premier League apitou jogo de Cristiano Ronaldo?

2 minutos de leitura

A partida entre Al-Hilal e Al-Nassr (time de Cristiano Ronaldo), na última quarta-feira (18), pela 25ª rodada da Liga Saudita, vencida pelo time da casa por 2 a 0, com dois gols de Odion Ighalo, ex-Manchester United, chamou a atenção por um detalhe curioso.

Considerado o melhor árbitro da Premier League, Michael Oliver apitou o jogo e foi auxiliado na partida por outros oficiais britânicos da Fifa: Start Burt, Simon Bennet e Darren England.

Oliver havia apitado dias antes a vitória do Crystal Palace, também por 2 a 0, contra o Southampton, no St Mary’s Stadium, em jogo válido pela 31ª rodada da Premier League, no sábado (15).

Por se tratar de um árbitro de elite da Uefa, o inglês também costuma apitar jogos da Champions League, além de outros duelos internacionais. Porém, essa foi a primeira vez que ele atua uma partida de outra liga nacional. Logo em sua estreia, Oliver foi protagonista em várias manchetes ao redor do mundo, devido a um cartão amarelo para Cristiano Ronaldo, que deu um mata-leão em Cuellar, ex-Flamengo.

Para apitar a partida entre Al-Hilal e Al-Nassr, Oliver precisou da permissão do órgão responsável pelos árbitros no futebol inglês, Professional Game Match Officials Limited (PGMOL), e da Football Association (FA).

De acordo com o “Telegraph”, a PGMOL, que está sendo administrado pelo chefe de arbitragem Howard Webb, vê a ida de Michael Oliver à Arábia Saudita como uma prova da relevância dos árbitros britânicos no cenário internacional.

Webb, por sua vez, já trabalhou na Arábia Saudita anteriormente. Depois de se aposentar, ele foi diretor de árbitros do país de 2015 a 2017.

Essa não foi a primeira vez que a Liga Saudita nomeou um juiz europeu para apitar uma de suas partidas. Em março, o espanhol Antonio Mateu Lahoz foi o árbitro do clássico entre Al-Ittihad e Al-Nassr, no King Abdullah Sports City, em jogo válido pela 20ª rodada do campeonato. Com gol do brasileiro Romarinho, o time da casa venceu a equipe de Cristiano Ronaldo pelo placar mínimo.

Michael Oliver deverá ser escalado para apitar o jogo decisivo da briga pelo título da Premier League, entre Manchester City e Arsenal, no Etihad Stadium, pela 33ª do Campeonato Inglês, marcado para a próxima quarta-feira (26).

Cristiano Ronaldo faz gesto obsceno

Ao final do jogo entre Al-Hilal e Al-Nassr, Cristiano Ronaldo fez um gesto obsceno para a torcida adversária, que cantava o nome de Lionel Messi durante a partida para provocar o craque português.

No mês passado, CR7 se irritou em dois jogos, nas derrotas para o Abha e Al-Ittihad. No clássico contra o rival, também houve provocações dos torcedores adversários, que também cantaram o nome de Messi para provocar o atacante.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.