Árbitro é despromovido após erro ‘a favor’ do Manchester City contra o Fulham

4 minutos de leitura

O Manchester City foi para a pausa da Data Fifa depois de uma vitória por 5 a 1 diante do Fulham, válida pela 4ª rodada da Premier League, que isolou a equipe de Pep Guardiola na liderança. Apesar do resultado maiúsculo, houve reclamação por conta de um dos gols dos Citizens.

O segundo gol do City, marcado por Aké, foi motivo de discussão e foi apontado um erro na arbitragem: no lance, Akanji, que estava impedido, atrapalha o goleiro do Fulham, Leno. O jogo estava empatado antes do gol.

Depois da confusão, um dos árbitros da partida, Tony Harrington, foi despromovido para a próxima rodada da Premier League.

A punição por validar gol do Manchester City

Tony Harrington, árbitro que estava no VAR durante o confronto contra o Fulham, foi despromovido a quarto árbitro para os jogos da Premier League do próximo fim de semana, após a data Fifa.

A decisão veio depois de Howard Webb, ex-árbitro e atual diretor da “Professional Game Match Officials Board”, a associação dos árbitros profissionais do Reino Unido, ter entendido sua decisão de manter o gol do Manchester City como um erro.

Manchester City
Aké comemora o gol contra o Fulham – Icon Sport

Harrington foi um dos árbitros do VAR que permitiu que a cabeçada de Aké se mantivesse, apesar de Akanji ter obstruído a visão de Leno no lance. Agora, será o quarto árbitro de Newcastle x Brentford, no St James’s Park, no sábado (16).

Quando questionado sobre a decisão, Webb expôs o erro que “favoreceu” o Manchester City ao “Mic’d Up”, programa de TV britânico sobre arbitragem: “Pensamos que se trata de uma situação clara de impedimento”.

— Infelizmente, não foi identificada no dia e, claro, a aprendizagem com esta situação será partilhada por todo o nosso grupo, porque estamos sempre a tentar melhorar todas as semanas e este foi um erro – disse o ex-árbitro.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]