Por que árbitro vai usar câmera em jogo da Premier League pela primeira vez na história

4 minutos de leitura

Um árbitro da Premier League usará uma câmera embutida em seu equipamento pela primeira vez na história do campeonato. Isso acontecerá na partida entre Crystal Palace e Manchester United, nesta segunda-feira (6), às 16h (de Brasília), no Selhurst Park.

Jarred Gillet, árbitro do jogo, será o personagem da novidade. Ele utilizará a “RefCam” para um conteúdo que tem sido preparado pela Premier League Productions. Não será possível acompanhar a gravação ao vivo.

Um jogo da Premier League filmado pela visão do árbitro em Crystal Palace e Manchester United

Um produto audiovisual tem sido preparado pelo setor de criação da liga. Esse curta tem como objetivo oferecer mais informações sobre a ação da arbitragem, além de também ser um conteúdo educativo para as pessoas envolvidas no futebol.

Em comunicado, a Premier League justificou a presença de uma câmera no jogo entre Crystal Palace e Manchester United. O objeto será integrado sistema de comunicação na cabeça já utilizado pelos árbitros.

— Estas imagens não serão transmitidas ao vivo, mas os torcedores poderão assisti-las no final do ano, como parte de um programa produzido pela Premier League Productions (PLP), com o objetivo de oferecer mais informações e educação sobre as demandas de arbitragem na Premier League. 

Essa tem sido uma temporada delicada para a arbitragem inglesa. Os árbitros são questionados corriqueiramente por erros graves em jogos da Premier League. Erros como os vistos em Tottenham x Liverpool e Everton x Nottingham Forest ficaram marcados negativamente para o quadro.

Crystal Palace e Manchester United entrarão em campo sem muitos objetivos restantes no campeonato. Os Eagles vivem bom momento com Oliver Glasner e não perdem há quatro rodadas, mas não lutam por classificação às competições europeias e nem contra o rebaixamento. Os Red Devils ainda tentam carimbar vaga na próxima Europa League.

MAnchester United Premier League
Crystal Palace venceu o Manchester United no primeiro turno (Foto: ICon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.