Mega apresentações de jogadores de futebol não é coisa para inglês ver. E olha que contratação de peso não falta: Enzo Fernandez, Moisés Caicedo, Jack Grealish, Declan Rice e outros.
Nem mesmo nomes badalados como Paul Pogba, na sua volta ao Manchester United, ou Erling Haaland, um dos melhores atacantes do mundo, fizeram os clubes pensarem em apresentações com o estádio lotado.
Um megaevento com 90 mil torcedores como aconteceu atualmente com Kylian Mbappé em Madrid dificilmente é visto por aqui.
A apresentação que talvez tenha mais chamado a atenção pela quantidade de torcedores foi a de Alan Shearer, em 1996, contratação mais cara da história até então (15 milhões de libras). Naquele ano, o Newcastle apresentou o atacante no St James Park para mais de 20 mil torcedores debaixo de chuva.
Hoje os jogadores são anunciados nas redes sociais e apresentados durante as partidas. Entrevistas coletivas de apresentação como no Brasil também são raridade. No máximo, uma entrevista para o canal oficial do clube, como aconteceu recentemente com Luis Guilherme no West Ham.
Fato é que os ingleses não ligam muito para o show ou jogadores fazendo embaixadinhas para a torcida e não há uma explicação plausível sobre o porque não gostam de fazer.
Apesar disso, eles são bons em uma coisa: apresentações peculiares. O futebol inglês reúne uma lista de apresentações icônicas, para não dizer esquisitas, que ficaram marcadas.
Paolo Di Canio
Em 1997, o Sheffield Wednesday apresentou a contratação mais cara de sua história até então com uma pizza. O atacante Paolo Di Canio chegava do Celtic por 4 milhões de libras e foi apresentado comendo uma pizza de gosto duvidoso ao lado do compatriota e novo companheiro de equipe, Carbone.
O problema é que a pizza estava crua e claramente tinha uma aparência de ser daquelas mais baratas do supermercado.
Lee Bowyer
Aos 19 anos, o meia Lee Bowyer era um dos jovens mais caros do futebol inglês quando trocou o Charlton pelo Leeds em 1996, por 2,8 milhões de libras.
Querendo mostrar o quão jovem era o garoto para os padrões da época, o Leeds quis inovar na apresentação. Fizeram o Bowyer ser apresentado ao lado dos pais para reforçar o quão jovem ele era.
Bryan Robson
Um treinador vestir um terno na apresentação é mais do que comum. E o jogador com o uniforme de jogo. Agora imagina juntar os dois para a apresentação de um jogador-treinador?
Em 1994, o Middlesbrough apostou nisso e inovou. Se liga no outfit smart casual do técnico/meio campista Bryan Robson.
Afonso Alves
Ainda falando de Middlesbrough, o clube contratou o ex-centroavante da Seleção Afonso Alves em 2008. Na apresentação, uma tentativa de Carnaval com direito ao técnico Gareth Southgate posando ao lado das carnavalescas.
Brian Deane
Em 1993, o Leeds contratou o atacante e camisa 9 Brian Deane. Mas o clube levou tão a sério a definição de matador, que apresentou o jogador segurando dois revólveres.
David Ginola
O Tottenham apresentou um jogador sem camisa. Sim, na apresentação do francês David Ginola em 1997, o clube do norte de Londres ficou mais preocupado em exibir o “shape” do atleta, do que vesti-lo com o novo uniforme.