Antony – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Antony Matheus dos Santos, conhecido apenas como Antony, é um jogador de futebol brasileiro que atua como ponta-direita. A saber, nasceu no dia 24 de fevereiro de 2000, em Osasco-SP e atualmente joga a Eredivisie (1ª divisão da Holanda) pelo Ajax.

Antony – Início de carreira

Antony começou a sua carreira na base do São Paulo aos 10 anos. Após oito anos jogando nas categorias infantis do clube, ingressou ao profissional em setembro de 2018. Em seguida, no ano de 2019, retornou ao Sub-20 para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, se tornando campeão e marcando na final contra o Vasco. Assim, voltou ao elenco principal para a disputa do Campeonato Paulista.

O seu primeiro gol como profissional foi em uma partida contra o São Caetano, marcando de fora da área. Na final contra o Corinthians, o São Paulo acabou derrotado por 2 x 1, mas Antony deixou o dele no vice-campeonato.

No começo do Campeonato Brasileiro 2019, se destacou e foi chamado pelo ex-técnico do São Paulo, André Jardine, para a disputa do Torneio de Toulon, na França, pela Seleção Brasileira, marcando inclusive na final contra o Japão. Portanto, no mercado da bola de 2019, o São Paulo renovou o seu contrato até 2024.

Antes de ser negociado com o Ajax, da Holanda, no mercado da bola de 2020 por aproximadamente R$ 180 milhões, Antony ainda jogou pelo Paulistão contra o Oeste. Em março estreou na Copa Libertadores da América, na derrota por 2 x 1 pro Binacional, do Peru. Antony se despediu do clube paulista com uma vitória no clássico entre São Paulo e Santos. Em seguida, no dia 1º de julho teve o seu destino traçado para o clube holandês.

Trajetória, conquistas e highlights de Antony

Certamente, durante toda a sua carreira, Antony mostrou ser um atleta fora da curva, conquistando diversas medalhas pelas equipes juvenis do São Paulo. Aos poucos, Antony ia se desenvolvendo mais e mais, lapidando o seu futebol e aprendendo os atalhos do campo. Ainda na infância, Antony ajudou o São Paulo conquistar um torneio no Japão, composto por dois clubes da 1ª divisão e alguns times fora do Japão.

Com isso, naturalmente acabou criando rumores nos maiores clubes da Europa. Seguido do sucesso durante a sua trajetória no futebol, a jovem promessa começou a ganhar forma no cenário nacional. Infelizmente, no ano de 2020 surgiu a pandemia do COVID-19.

Por outro lado, iniciou uma nova história na vida de Antony. Assim, no mercado da bola daquele ano, após alguns rumores, o Ajax contratou o jovem atacante por aproximadamente R$ 80 milhões.

Transferências e mercado da bola de Antony

Ajax

Em setembro de 2020, Antony marcou o seu primeiro gol na equipe principal do Ajax na vitória sobre o Sparta Roderdã, garantindo o triunfo por 1 x 0. Viveu uma das maiores emoções da sua carreira no Ajax, em um clássico contra o Feyenoord, marcando o terceiro gol na vitória por 3 x 2.

Na sua última temporada, igualou os números da sua 1ª, sendo destaque na goleada diante do Vitesse por 5 x 0. Assim, ajudou o time conquistar o título da 1ª divisão da Holanda com 83 pontos, marcando oito gols e dando quatro assistências.

“Tem sido uma grande temporada da nossa equipe e isso faz com que os números individuais apareçam. Fico feliz com meus gols e assistências, mas principalmente com as vitórias que estamos alcançando. Vou seguir dando meu melhor pelo Ajax, pois a temporada está chegando em momentos decisivos e todos precisarão estar 100%. Podemos ir longe” – afirmou Antony.

No total, são 78 jogos e 22 gols, sendo três na Liga dos Campeões. Levantou duas vezes o troféu do Campeonato Holandês e uma Copa da Holanda.

Seleção Brasileira

No começo de 2021, André Jardine o convocou para integrar o grupo que iria pros Jogos Olímpicos de Tókio, no Japão. Se tornou um dos grandes destaques da Seleção Brasileira, contribuindo com uma assistência para a conquista do bi olímpico diante da Espanha.

Enfim, após as Olimpíadas, o técnico Tite o chamou para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. A sua estreia aconteceu em outubro, contra a Venezuela, marcando o primeiro gol. Certamente, Antony estará na lista final para a Copa do Mundo no Catar.