O ‘segredo’ que explica Manchester United ter número mágico para vender Antony

5 minutos de leitura

O futuro de Antony no Manchester United é incerto. O clube está disposto a ouvir ofertas pelo jogador, mas o alto valor de sua compra torna a venda complexa — e, em alguns casos, até prejudicial.

Isso porque, de acordo com o site “Manchester Evening News”, o “número mágico” que os Red Devils buscam é de 52 milhões de libras (R$ 326 milhões) para vender o brasileiro. Menos do que isso, seria considerado prejuízo nas regras do Fair Play Financeiro da Premier League.

A questão com o valor de Antony

O valor mágico se dá porque ainda restam 52 milhões de libras a serem pagos para o Ajax, dos 86 milhões que o clube inglês desembolsou para contratá-lo. Por isso, vendê-lo por um valor inferior a essa quantia seria considerado perda pelo Fair Play Financeiro (FFP), impactando negativamente o orçamento do United.

Na contratação, os Red Devils fizeram a amortização do valor total, ou seja, os 86 milhões de libras foram divididos pela duração total do contrato — cinco anos. Dessa forma, somente 34 milhões de libras forma pagas até agora.

Antony Manchester United
(Foto: Icon Sports)

Nesse cenário, se o United aceitar vender Antony por, por exemplo, 42 milhões de libras, por mais que esse valor pareça bom para o fluxo de caixa, seria considerada uma nova perda de 10 milhões de libras de acordo com as regras do Fair Play Financeiro da Premier League.

Continuando no exemplo, vender o brasileiro por 42 milhões de libras não ajudaria em nada a situação do clube financeiramente e, na verdade, reduziria o orçamento de transferências em vez de aumentá-lo.

Além disso, o orçamento de transferências do clube ainda deve ser afetado pela não participação na Champions League da próxima temporada, uma vez que é difícil imaginar os Red Devils figurando no top-4.

Desempenho de Antony ‘o mantém' no Manchester United

É improvável algum clube de ponta tenha interesse no jogador dado o seu desempenho muito abaixo do esperado últimas duas temporadas para fazer o tipo de oferta que o Manchester United precisa.

Isso dá ao clube duas opções: mantê-lo por mais tempo e esperar que melhore, ou buscar um possível negócio de troca, com outro jogador de valor semelhante para compensar o impacto negativo financeiro.

Antony Manchester United
Foto: Icon Sport

Foi isso que Barcelona e Juventus fizeram em 2020, por exemplo, na troca de Pjanic e o brasileiro Arthur. Nenhum dos dois teve sucesso em seus novos clubes, no entanto.

Por ser caro demais, é possível que Antony fique no United por falta de compradores e porque vendê-lo barato seria prejudicial. Por outro lado, o futuro incerto de Ten Hag no comando da equipe é outra incógnita para a situação do brasileiro.

Antony pelo Manchester United:

  • 72 jogos
  • 9 gols
  • 4 assistências
  • 12 cartões amarelos
  • 1x Copa da Liga

Antony no Ajax:

  • 82 jogos
  • 24 gols
  • 22 assistências
  • 7 cartões amarelos
  • 2x Campeonato Holandês
  • 1x Copa da Holanda
Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]