Antony x Luiz Henrique: quem é melhor?

3 minutos de leitura

Manchester United e Real Betis se enfrentam nesta quinta-feira (9), às 17h, em partida válida pelas oitavas de final da Europa League. O confronto do Old Trafford promete levar a campo dois jovens pontas-direitos de uma nova geração brasileira: Antony e Luiz Henrique.

O primeiro já tem mais bagagem na Europa: deixou o São Paulo em junho 2020 para o Ajax, da Holanda, antes de começar sua primeira temporada em Manchester no ano passado. Já a cria do Fluminense deixou o Brasil em junho do ano passado para ir à Espanha.

Por um lado, Antony tem sido figurinha carimbada na seleção brasileira e esteve na última edição da Copa do Mundo. Foi elogiado no Catar e tem oscilado entre boas e más atuações em sua primeira temporada na Inglaterra.

Luiz Henrique saiu em alta do Fluminense e vive bom momento com o Betis na Europa League – é o artilheiro e líder de assistências do time na competição. Em LaLiga, não apresenta o mesmo desempenho.

Leia mais:

Antony x Luiz Henrique: quem é melhor?

Os dois são possíveis candidatos para concorrer pela ponta-direita da Seleção. Antony tem 23 anos e Luiz Henrique, 22. Na próxima Copa terão, no máximo, 26 anos.

Mapa de calor de Antony na temporada 2022/23 – Imagem: Wyscout
Mapa de calor de Luiz Henrique na temporada 2022/23 – Imagem: Wyscout

Com o confronto entre suas equipes e a expectativa por um duelo individual nos próximos anos pela amarelinha, a PL fez um levantamento sobre os dois. Dribles, passes, finalizações e mais: quem leva a melhor?

Antony x Luiz Henrique – números por 90 minutos e aproveitamento em 202/23

Diferenças e contexto

Além de comparar números, deve-se atentar ao contexto em que ambos estão inseridos. Antony está em sua terceira temporada na Europa e com um treinador com quem já trabalhou. Luiz Henrique vive uma experiência completamente nova.

Eles também têm características diferentes dentro de campo. O extremo do Manchester United é um jogador que recebe mais a bola no pé e dribla em espaços curtos – e apesar de ser rápido com a bola, não é um ponta de explosão.

Luiz Henrique também tem qualidade com a bola nos pés, mas tem um perfil distante em relação a Antony. É um jogador de passada longa, que pode progredir com a bola e recebê-la nas costas da última linha.

Analisando o mapa de calor de cada um é possível notar a diferença. Antony carrega mais a bola e ocupa regiões internas do campo, enquanto Luiz fica mais próximo da linha lateral, “abrindo” o campo.

No embate entre os clubes, o United pode levantar seu segundo título na temporada, depois da Copa da Liga Inglesa. O Betis, sem grandes possibilidades em LaLiga, pode conquistar seu único troféu em 2022/24 com a Europa League.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]