O Tottenham está em um momento conturbado na temporada, com Antonio Conte pressionado pelos resultados ruins. Rumores apontavam a possível demissão do treinador italiano, que deve permanecer no cargo, mas os dias no norte de Londres estão contados.
Na Premier League, o Tottenham ocupa a 5ª colocação com 33 pontos. A equipe venceu apenas uma partida nas últimas cinco rodadas, sendo três derrotas, deixando os comandados por Conte a seis pontos de distancia do Manchester United, que está em 4º lugar.
Antonio Conte está com dias contados no Tottenham; entenda
Contratado em 2021, Antonio Conte chegou ao Tottenham com o objetivo de recuperar a equipe após o trabalho ruim de Nuno Espírito Santo. A equipe do norte de Londres demonstrou ótima recuperação na temporada, superando o grande rival Arsenal e terminando na 4ª colocação da Premier League, garantindo a vaga na Champions League 2022/23.
Na temporada 2022/23, o clube fez boas contratações, como o atacante brasileiro Richarlison, com o objetivo de manter a equipe na parte de cima da tabela da Premier League, mas brigar por títulos e quebrar o longo jejum sem ser campeão.
Entretanto, o desempenho dentro de campo não vem agradando os torcedores e a diretoria. A imprensa britânica afirmava que Conte poderia ser demitido, mas o italiano permanece no cargo pelo menos até o final da temporada.
O vínculo de Conte com os Spurs é válido até junho de 2023, com a possibilidade de estender por uma temporada. No entanto, a diretoria e o treinador optaram por não renovar o contrato, segundo Gianluca DiMarzio.
O analista noticiou a saída do treinador à Sky Sports Itália e explicou os motivos da decisão da diretoria. “A notícia que posso dizer com certeza é que Antonio Conte deixará o Tottenham no final da temporada. Não houve faísca, o contrato dele está expirando e o clube não pediu renovação. O clube não gosta das piadas frequentes”, afirmou DiMarzio.
BREAKING NEWS: @DiMarzio: “The news I can tell you – with certainty is that Antonio Conte will leave #THFC at the end of the season. There was no spark; his contract is expiring and the club has not asked him for a renewal.”#COYS #THFC pic.twitter.com/Z9m7T980QI
— Chris Cowlin (@ChrisCowlin) January 22, 2023
Treinadores são especulados para substituir Conte no Tottenham
Enquanto o futuro de Conte no Tottenham é incerto, alguns nomes são especulados na equipe como substitutos do italiano, incluindo um nome importante na história recente dos Spurs, enquanto outro comandou o rival Chelsea.
Nas últimas semanas, dois nomes surgem como o possível substituto de Conte. O primeiro seria Mauricio Pochettino. O treinador argentino comandou o Tottenham de 2014 até 2019, sendo um dos principais responsáveis pela melhora da equipe nos últimos anos. O destaque vai para a temporada 2018/19, quando chegou até a final da Champions League.
Outro nome especulado é Thomas Tuchel. O treinador está livre no mercado após deixar o Chelsea em 2022. Ganhou destaque no cenário mundial com o Borussia Dortmund, além da passagem pelo PSG. Na Inglaterra, conquistou a Champions League 2020/21 com os Blues.
Por enquanto, o Tottenham está nos preparativos para enfrentar o Fulham nesta segunda-feira (23), no Craven Cottage. No sábado (28), volta as atenções para o Preston pela Copa da Inglaterra e depois encara o Manchester City e Leicester, ambos pela Premier League.