Contratado em novembro de 2021, Antonio Conte enfrenta alguns problemas no Tottenham, com a equipe sem vencer no retorno da Premier League e saindo da zona de classificação para a Champions League. No decorrer da temporada, o desempenho também vem sendo criticado, com a equipe precisando reverter o placar no decorrer dos jogos, saindo atrás do placar.
Nos preparativos para o jogo contra o Crystal Palace e buscando reverter o momento ruim na Premier League, o treinador dos Spurs revelou que enfrenta um dilema na equipe e comentou sobre a possibilidade de títulos do clube de Londres.
Na temporada passada, o Tottenham enfrentou muitos problemas no início da Premier League, terminando com a demissão de Nuno Espírito Santo. Em novembro de 2021, Conte foi contratado com o objetivo de recuperar a equipe, levando até o 4º lugar da competição e a vaga na Champions League.
Entrando no segundo ano de contrato, o treinador italiano reformulou a equipe de Londres, contratando muitos jogadores na janela de transferências do verão europeu. No entanto, o desempenho na temporada é instável, ocupando a 5ª colocação com 30 pontos, mas perdendo a oportunidade de pontuar em jogos importantes, como a derrota para o Aston Villa na última rodada. Aliás, a equipe foi vaiada após o apito final.
Na entrevista coletiva concedida pré-jogo contra o Crystal Palace, Antonio Conte comentou sobre a sua situação na equipe, restando seis meses para encerrar o contrato. “A minha tarefa, eu entendi muito bem, é tentar ajudar o clube a ir na direção certa ou voltar na direção certa sobre as escolhas dos jogadores, sobre o trabalho, organizar e criar uma base”, afirma o treinador.
A ideia da diretoria é renovar com o treinador, mas Conte não garante a permanência. “Esse é o meu grande desafio aqui. Se eu quiser ficar, então tenho que aceitar isso. Caso contrário, seu eu não quiser aceitar isso, tenho que ir”, disse o técnico.
"If I don't want to accept this, I have to go!" 👀
Antonio Conte discusses the 'challenge' he faces at Tottenham 🗣️ pic.twitter.com/ZcCZhBOjZK
— Tottenham News (@Spurs_fl) January 4, 2023
Antonio Conte revela preocupação com fase do Tottenham
As expectativas na campanha do Tottenham eram altas. O clube fez muitas contratações na janela de transferências e manteve algumas peças importantes, como Kane e Son. No entanto, não venceu na volta da Premier League, além de duas vitórias nos últimos sete jogos.
Em entrevista coletiva, Antonio Conte não escondeu a preocupação com a sua equipe. “Eu não durmo. Porque quando entro em uma situação, vou 120% e não estou nem dormindo para o Tottenham tentar melhorar a situação”, comentou o treinador.
Na derrota para o Aston Villa por 2 x 0, os jogadores foram vaiados pelos torcedores e o treinador afirmou que entender a frustração, mas que precisam ficar juntos. “Neste momento estamos tentando juntos criar uma base. Entendo que os torcedores querem vencer, levantar troféus, ser competitivos”, finalizou o técnico.