Antoine Griezmann – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Antoine Griezmann é um jogador de futebol francês que atua como atacante. Em suma, o jogador nasceu no dia 21 de março de 1991, em Mâcon, interior da França. Atualmente defende o Atlético de Madrid. Desse modo, confira as informações envolvendo mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas do atleta.

Antoine Griezmann – Início de carreira

Antes de mais nada, Griezmann iniciou sua carreira nas categorias de base de um time da sua natal. Mais tarde, o jogador deixou a França para tentar a sorte no futebol espanhol. Dessa maneira, em julho de 2005, chegou ao time juvenil do Real Sociedad.

Em 2007, subiu para o juvenil e, pouco tempo mais depois, conquistou seu lugar na equipe profissional. Aliás, em sua primeira temporada com o elenco principal, ajudou na campanha do título da 2ª divisão espanhola.

Posteriormente, no mercado de transferências de 2014, Antoine trocou o seu clube formador pelo Atlético de Madrid. Assim, no dia 28 de julho daquele ano, Griezmann foi anunciado como novo reforço da equipe da capital espanhola no mercado da bola. Na época, os Colchoneros pagaram 54 milhões de euros para ter o francês como parte de seu elenco.

Já em julho de 2019, o atacante deixou o clube de Madri para defender o Barcelona. Nesse sentido, o time desembolsou 120 milhões pelo atleta. Apesar disso, a estadia na Catalunha durou menos do que se imaginou. E em 10 de março de 2021, Atleti e Barça fecharam um acordo de empréstimo. Em menos de dois anos, Griezmann retornou ao antigo clube.

Trajetória, conquistas e highlights de Antoine Griezmann

No dia 2 de setembro de 2009, Antoine Griezmann fez sua estreia como jogador profissional do Real Sociedad. No entanto, a estreia do atacante foi marcada pela derrota por 2 x 0 para o Rayo Vallecano. Naquele mesmo mês, anotou seu primeiro gol na vitória por 2 x 0 para o Huesca.

Com a camisa da Sociedad, Grizi conquistou o título da 2ª divisão espanhola. Em 2013, ainda marcou o gol que garantiu o retorno da equipe a uma edição  de Champions League. Na época, o clube estava há uma década sem participar da competição continental.

Posteriormente, já defendendo Atlético, o francês estreou na disputa do título  da Supercopa da Espanha entre Atleti e Real Madrid. No primeiro jogo, que terminou empatada em 1 x 1, o francês não foi titular. Diferentemente do jogo de volta que aconteceu no Santiago Bernabéu. Na ocasião, o craque garantiu a titularidade. Assim, foi responsável pela assistência para o gol do título da competição.

Depois disso, o futebolista ajudou o time na conquista da Liga Europa, na temporada 2017/18. No mesmo ano foi campeão da Supercopa da Uefa em 2018. Durante sua curta passagem pelo Barcelona, o atacante ganhou a Copa do Rei 2020/21. Além disso, Antoine Griezmann colecionou prêmios individuais ao longo da carreira.

A saber, logo em seu primeiro ano no Atleti, ele se destacou entre os maiores goleadores do Campeonato Espanhol, tendo marcado 22 gols. Bem como, o francês dividiu a equipe ideal da La Liga com Cristiano Ronaldo e Messi. Depois disso, o atacante foi eleito jogador da temporada 2015/16.

Transferências e mercado da bola de Antoine Griezmann

Certamente, o nome do craque francês há anos movimenta o mercado da bola. Tendo em vista a coleção de prêmios,  tanto em equipe quanto individual, conquistados pelo jogador na última década. Sendo assim, ainda no início de sua carreira como profissional, o atacante foi alvo de rumores do mercado de transferências.

Aliás, ao que consta, não foram somente rumores. Desse modo, em 2010, pouco antes de assinar seu primeiro vínculo profissional com a Sociedad, Grizi recebeu sondagens de clubes como Lyon, Manchester City e Arsenal.

Atlético de Madrid

Inicialmente, Antoine Griezmann chegou ao Atleti como a grande promessa para ajudar nas conquistas do clube. A saber, em sua primeira passagem o francês vestiu a camisa 7. De acordo com informações do Transfermarkt, o Atleti pagou 54 milhões de euros ao Real Sociedad pelo jogador. Com isso, ele foi peça fundamental até sua saída.

No mercado de transferências de 2019, o atacante se juntou ao elenco do Barcelona. Na época, o time catalão desembolsou 120 milhões para ter o jogador como parte de seu plantel. O contrato do francês com o Barça se estende até junho de 2024. Por isso, depois de não conseguir espaço na Catalunha, novos rumores indicavam a saída de Grizi da equipe.

Nesse sentido 2021, o nome de Griezmann contou voltou a movimentar o mercado da bola. Certamente, o craque chegou a receber sondagens de muitos clubes europeus. Entretanto, a escolha do atleta foi retornar ao ex-clube. O atacante voltou aos colchoneros por empréstimo de duas temporadas, com opção de compra.

Antoine defende o Atlético de Madrid. Desse modo, o empréstimo foi renovado por mais uma temporada. Portanto, Griezmann ainda permanecerá na equipe da capital espanhola, pelo menos, até junho do ano que vem.

Seleção Francesa

Antoine fez sua primeira aparição na equipe sub-19 da Seleção Francesa, em 2010. Na oportunidade, o jogador foi campeão europeu com o elenco. No ano seguinte, o atacante defendeu novamente o país na disputa do mundial sub-20. A França parou nas semifinais da competição.

Assim, nos anos seguintes ele passou a ter presença constante nas listas de convocados. No entanto, a primeira oportunidade no time principal veio somente no dia 5 de março de 2014. Na época, a França era comandado por Didier Deschamp.

Em 2016, na disputa da Eurocopa, Grizi foi peça indispensável da equipe francesa, treinada por Fernando Santos. Mesmo fazendo boa campanha, o plantel teve de se contentar com o vice-campeonato para Portugal. Apesar disso, o atacante terminou a competição ocupando a artilharia, com 16 gols. Bem como, no mesmo ano foi finalista da Bola de Ouro.

Na Copa do Mundo de 2018, Antoine disputou seu segundo mundial com a camisa da França. Na oportunidade, o jogador ajudou a equipe na conquista de seu segundo título, após 20 anos de jejum. Além de vencedor, o atacante integrou a seleção de craques do mundial, bem como foi eleito Bola de Bronze. A mais recente conquista dele com a seleção foi a Nations League de 2021.

Foto destaque: Divulgação/Atlético de Madrid