Chelsea 1×0 Aston Villa: a última final de Copa da Inglaterra no antigo Wembley

Relembre esta grande decisão entre Blues e Villains

0
174
antigo wembley

O antigo Wembley foi demolido em 2003, dando lugar a uma das arenas mais modernas do futebol mundial. O campo era palco da semifinal e final da Copa da Inglaterra; da final da Copa da Liga Inglesa; e também dos play-offs da Championship.

A última decisão de Copa da Inglaterra no antigo estádio foi em 2000, realizada entre Chelsea x Aston Villa. A PL Brasil relembra essa grande final!

Acompanhe a PL Brasil no Youtube
  • Quem disputou mais jogos na Premier League?

Campanha do Aston Villa até a final

Terceira rodada: Aston Villa 2 x 1 Darlington

Quarta rodada: Aston Villa 1 x 0 Southampton

Oitavas de final: Aston Villa 3 x 2 Leeds United

Quartas de final: Everton 1 x 2 Aston Villa

Semifinal: Bolton Wanderes 0 x 0 Aston Villa *Aston Villa venceu por 4 a 1 nos pênaltis

Campanha do Chelsea até a final:

Terceira rodada: Hull City 1 x 6 Chelsea

Quarta rodada: Chelsea 2 x 0 Nottingham Forest

Oitavas de final: Chelsea 2 x 1 Leicester City

Quartas de final: Chelsea 5 x 0 Gillingham

Semifinal: Newcastle 1 x 2 Chelsea

O jogo no antigo Wembley

Aston Villa e Chelsea chegaram à decisão com experiência na competição. Até a final, os Villans conquistaram sete taças e foram vice em duas oportunidades.

Pelo lado dos Blues, à equipe venceu duas vezes e ficou com a segunda colocação em três ocasiões.

A final no antigo Wembley contou com 79 mil torcedores, e o vencedor teria direito à vaga na Europa League do ano seguinte.

Tudo pronto para a decisão! Foto: Jackiepcain

Na época, o Chelsea não havia sido comprado por Roman Abramovich, então o clube contava com um elenco modesto mas muito competitivo.

Pelo lado do Villa, era uma equipe que oscilava bastante, mas também tinha bons nomes no seu time.

O primeiro tempo da decisão foi bastante truncado e decepcionante, pois às equipes não conseguiram criar. Muitos cruzamentos e poucas jogadas trabalhadas.

Os dois vão para cima

Na segunda etapa, os times voltaram querendo jogo. A primeira chance foi do Aston Villa. Após um escanteio cobrado pelo meio-campista Paul Merson, o zagueiro Gareth Southgate cabeceou para fora, raspando o travessão do goleiro De Goey.

Pouco tempo depois, o Chelsea respondeu. Num contra-ataque, Gianfranco Zola acionou George Weah e o atacante chutou para fora. Boa chance desperdiçada.

E a pressão não parou por ai. Aos 11 minutos da etapa final, Roberto Di Matteo soltou uma bomba de fora da área, David James espalmou e o capitão do Chelsea Dennis Wise empurrou para o fundo das redes.

Entretanto, o camisa 5 dos Blues estava adiantado e o gol foi anulado corretamente.

O Chelsea não parava de atacar. Minutos depois do gol anulado, Gianfranco Zola cruzou para George Weah, que mais uma vez desperdiça uma boa oportunidade. Era só completar para o gol, mas o atacante isolou.

Parece replay: Gianfranco Zola lançou George Weah mais uma vez e o atacante finalizou em cima do goleiro. Terceira chance desperdiçada do liberiano.

O Aston Villa respondeu após uma cobrança de falta do capitão Paul Merson, que foi completada com uma cabeçada sem tanto perigo do atacante Dion Dublin.

Aos 28 minutos da etapa final, a glória. Mario Melchiot, lateral direito dos Blues, sofreu falta perto do escanteio. Gianfranco Zola na bola.

Ele cruzou, David James saiu mal do gol e a bola sobrou para Roberto Di Matteo estufar as redes adversárias. 1 a 0 Chelsea e explosão nas arquibancadas de Wembley!

Goleirão sai mal e Di Matteo aproveita. Foto: Alan Walter

Mas nada estava decidido. Faltando 10 minutos para o fim do jogo, o Aston Villa teve a oportunidade de empatar numa cobrança de falta.

Leia mais Copa da Inglaterra: 7 momentos marcantes da competição

Paul Merson cruzou, De Goey saiu mal do gol e a bola sobrou para Benni Carbone. O atacante finalizou fraco e o Frank Leboeuf salvou o Chelsea em cima da linha. Villa desperdiçou sua melhor chance de empatar o jogo.

O Aston Villa continuou pressionando, mas não obteve sucesso. O Chelsea segurou o resultado e se sagrou campeão na última final de Copa da Inglaterra no antigo Wembley.

Na época, com a vitória na decisão, o clube chegou ao seu terceiro título na competição. Hoje, tem 8 e é um dos maiores campeões.