Surpresa no fim da janela! Ansu Fati deixa o Barcelona e terá maior salário de clube da Premier League

4 minutos de leitura

Mais uma novela no mercado da bola europeu parece estar com os dias contados. Ansu Fati, do Barcelona, era um dos jogadores cujo futuro na temporada 2023/24 estava indefinido. Ele estava sendo especulado em outros clubes espanhóis, como Atlético de Madrid e Sevilla, e também da Premier League, como Liverpool e Chelsea.

Nesta quarta-feira (30), o jornalista espanhol Gerard Romero informou que o atacante Ansu Fati comunicou à direção culé que pretende deixar o clube. E o italiano Fabrizio Romano noticiou que o Tottenham havia entrado na briga para levar o jovem para para a Inglaterra.

No entanto, outro clube da Premier League apareceu de última hora e surpreendeu o mercado da bola: o Brighton. Os Seagulls firmaram acordo com o Barça e o jogador por um contrato de emprésitmo.

Ansu Fati, do Barcelona, define futuro no fim da janela de transferências

Apesar de o Tottenham ter conversado com a direção do Barcelona sobre um empréstimo do atleta, o destino de Ansu Fati será outro. O “The Athletic” noticiou no início da noite desta quarta que o Brighton está perto de um acordo de empréstimo.

O site afirma que o atacante de 20 anos viaja para a Inglaterra nesta quinta, antes do encerramento da janela de transferências, para assinar com os Seagulls. O empréstimo teria validade até o fim da temporada, sem obrigação de compra.

Pouco depois, Romano confirmou que foi realizado um acordo verbal entre as partes. A parte principal do salário será coberta pelo clube inglês, que deseja que o contrato seja assinado o quanto antes.

O maior salário do Brighton

O jornalista italiano afirmou nesta quinta que Fati já foi ao centro de treinamento do Brighton para finalizar sua transferência. O time inglês vai pagar 80% do seu salário, enquanto 20% resta ao Barcelona.

Segundo Romano, no litoral inglês, Fati vai receber 160 mil libras por semana – o maior salário do clube, de longe. Será o dobro do que recebe o capitão Lewis Dunk e quase duas vezes mais do que o dono do até então maior salário do elenco, Adam Lallana, que recebe 90 mil libras semanais.

“Prefere um clube top”

O Barcelona vive momentos delicados em relação ao teto salarial e o fair play financeiro de LaLiga. A negociação de Ansu Fati seria mais um capítulo desse cenário.

De acordo com o “Sport”, desde que os catalães e o empresário de Fati, Jorge Mendes, souberam que os Spurs estavam dispostos a investir no jogador, aumentaram o nível de pressão para que o jovem aceitasse a proposta. No entanto, o jornal relatava que Fati tinha preferência por “um clube top”.

Jornais espanhóis como “Mundo Deportivo” e “COPE” relataram também que, devido à falta de protagonismo na equipe de Xavi Hernández, Ansu Fati estaria mais aberto a deixar o Barça. O camisa 10 ainda não marcou gols na atual temporada do campeonato espanhol. Na anterior, foram sete em 36 partidas.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.