Surpresa no fim da janela! Ansu Fati deixa o Barcelona e terá maior salário de clube da Premier League

4 minutos de leitura

Mais uma novela no mercado da bola europeu parece estar com os dias contados. Ansu Fati, do Barcelona, era um dos jogadores cujo futuro na temporada 2023/24 estava indefinido. Ele estava sendo especulado em outros clubes espanhóis, como Atlético de Madrid e Sevilla, e também da Premier League, como Liverpool e Chelsea.

Nesta quarta-feira (30), o jornalista espanhol Gerard Romero informou que o atacante Ansu Fati comunicou à direção culé que pretende deixar o clube. E o italiano Fabrizio Romano noticiou que o Tottenham havia entrado na briga para levar o jovem para para a Inglaterra.

No entanto, outro clube da Premier League apareceu de última hora e surpreendeu o mercado da bola: o Brighton. Os Seagulls firmaram acordo com o Barça e o jogador por um contrato de emprésitmo.

Ansu Fati, do Barcelona, define futuro no fim da janela de transferências

Apesar de o Tottenham ter conversado com a direção do Barcelona sobre um empréstimo do atleta, o destino de Ansu Fati será outro. O “The Athletic” noticiou no início da noite desta quarta que o Brighton está perto de um acordo de empréstimo.

O site afirma que o atacante de 20 anos viaja para a Inglaterra nesta quinta, antes do encerramento da janela de transferências, para assinar com os Seagulls. O empréstimo teria validade até o fim da temporada, sem obrigação de compra.

Pouco depois, Romano confirmou que foi realizado um acordo verbal entre as partes. A parte principal do salário será coberta pelo clube inglês, que deseja que o contrato seja assinado o quanto antes.

O maior salário do Brighton

O jornalista italiano afirmou nesta quinta que Fati já foi ao centro de treinamento do Brighton para finalizar sua transferência. O time inglês vai pagar 80% do seu salário, enquanto 20% resta ao Barcelona.

Segundo Romano, no litoral inglês, Fati vai receber 160 mil libras por semana – o maior salário do clube, de longe. Será o dobro do que recebe o capitão Lewis Dunk e quase duas vezes mais do que o dono do até então maior salário do elenco, Adam Lallana, que recebe 90 mil libras semanais.

“Prefere um clube top”

O Barcelona vive momentos delicados em relação ao teto salarial e o fair play financeiro de LaLiga. A negociação de Ansu Fati seria mais um capítulo desse cenário.

De acordo com o “Sport”, desde que os catalães e o empresário de Fati, Jorge Mendes, souberam que os Spurs estavam dispostos a investir no jogador, aumentaram o nível de pressão para que o jovem aceitasse a proposta. No entanto, o jornal relatava que Fati tinha preferência por “um clube top”.

Jornais espanhóis como “Mundo Deportivo” e “COPE” relataram também que, devido à falta de protagonismo na equipe de Xavi Hernández, Ansu Fati estaria mais aberto a deixar o Barça. O camisa 10 ainda não marcou gols na atual temporada do campeonato espanhol. Na anterior, foram sete em 36 partidas.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.