Qual é o melhor? Os angolanos que fizeram história na Premier League

5 minutos de leitura

Apesar de não fornecer as maiores estrelas do futebol africano que se destacaram na Europa, Angola é um país que respira futebol e também tem importante contribuição como um celeiro de craques do esporte — incluindo a Premier League.

Você conhece os jogadores angolanos que passaram pela Inglaterra? A PL Brasil relembra três jogadores que atuaram na primeira divisão inglesa.

Jordão – West Brom

Adelino José Martins Batista, mais conhecido como Jordão, foi o primeiro angolano da história a disputar a Premier League. Depois de passar 10 anos atuando em clubes de Portugal, para onde ele se mudou quando ainda era criança, Jordão foi contratado pelo West Brom em 2000.

Na época, os Baggies disputavam a segunda divisão inglesa (Championship), mas o meio-campista fez parte da campanha de acesso do clube à Premier League. Porém, em 2002/03, o West Brom foi rebaixado e Jordão deixou a equipe rumo a Portugal novamente. Em sua passagem pela Inglaterra, o meia entrou em campo 67 vezes e marcou sete gols.

Vale frisar que Jordão chegou a atuar pelas seleções de base de Portugal, mas foi registrado na Inglaterra como angolano. O meia nunca vestiu a camisa da seleção principal portuguesa. Ele se aposentou em 2007, aos 35 anos.

Manucho – Manchester United

manucho-manchester-united
Manucho em ação pelo Manchester United (Foto: Icon sport)

Mateus Alberto Contreiras Gonçalves também é um importante nome de Angola na Inglaterra. Apelidado de Manucho, o atacante foi contratado pelo Manchester United em 2007 diretamente da capital angolana, Luanda. Manucho passou dois anos contratado pelos Red Devils, mas nesse meio tempo, ele teve experiências em outros clubes por empréstimo.

No Old Trafford, o centroavante entrou em campo apenas três vezes e deixou somente uma assistência. Se a sua passagem no Reino Unido não foi tão marcante como sua carreira posterior na Espanha, ao menos ele teve a oportunidade de ser treinado por Sir Alex Ferguson e atuar ao lado de grandes craques, como Cristiano Ronaldo, Rooney, Van Der Sar e Rio Ferdinand. Além disso, garantiu em seu currículo o título da Premier League 2008/09 e a Supercopa da Inglaterra de 2007.

Manucho ainda está na ativa, jogando no espanhol Racing Madrid desde 2022. Pela seleção angolana, ele acumula 51 partidas e 22 gols.

Hélder Costa – Leeds e Wolverhampton

helder costa wolverhampton
Hélder Costa comemora gol pelo Wolverhampton (Foto: Icon Sport)

O último angolano da lista é Hélder Costa, que atuava na Inglaterra até outubro de 2023. O atacante acumula algumas passagens por Wolverhampton e Leeds desde 2016, passando também pela segunda divisão do futebol inglês. No total, ele atuou em 49 jogos na Premier League (23 pelos Whites e 25 pelo Wolves), fazendo quatro gols e cinco assistências.

Já na Championship, foram 114 jogos, 19 gols e 20 assistências. Na sua sala de troféus, o angolano tem a taça do título da segunda divisão por cada uma das equipes: em 2017/18 com o Wolves e em 2019/20 com o Leeds.

Apesar de ter atuado pelas seleções de base de Portugal, Hélder defende as cores da Angola na seleção principal, tendo jogado 11 vezes com seus conterrâneos e afundado as redes uma vez. Atualmente, se encontra livre no mercado após o fim do seu contrato com o Leeds.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.