Ange Postecoglou chegou ao Tottenham em junho e com pouco tempo de casa ganhou a graça da torcida. Apesar da eliminação precoce na Copa da Liga Inglesa, passou as 10 primeiras rodadas invicto na Premier League e chegou a liderar a tabela durante duas rodadas. O treinador australiano foi agraciado pelos torcedores com uma música com o seu nome. Uma versão de “Angels”, de Robbie Williams, que diz “É um grande baile de Ange. Então você pode ficar com seu Pochettino, Conte e Mourinho, e até mesmo Christian Gross“, fazendo uma provocação aos ex-técnicos do clube.
Mas a partir da derrota por goleada para o Chelsea em casa, as coisas desandaram para o Tottenham. Os Spurs estão há cinco jogos sem vencer e caíram para a quinta posição na tabela de classificação da Premier League. Muito da má fase do time também passa pelos cinco jogadores que se lesionaram e desfalcaram a equipe de Ange no campeonato. Mas o treinador é conhecido por sua ousadia em propor jogo com alta amplitude das linhas defensivas. Mesmo com um jogador expulso contra os Blues, o time do Norte de Londres não deixou de atacar, algo que foi elogiado por parte dos especialistas, mas que ocasionou em um revés de 4 a 1 em pleno Tottenham Hotspur Stadium.
A ousadia do professor Ange também pode ser vista como displicência. Na derrota para o Aston Villa e no empate com o Manchester City, o técnico australiano escalou uma equipe sem zagueiros, com os laterais Emerson Royal e Ben Davies formando a dupla de zaga.
Esse “tudo ou nada” do treinador australiano já é conhecido desde os tempos de Celtic. Na temporada passada, sob o comando de Ange Postecoglou, o time escocês chegou a perder por 6 a 5 para o Yokohama Marinos e por 4 a 2 em casa para o Hibernian. Mas também venceu por 4 a 1 Portimonense e o Aberdeen por 4 a 0. A “chuva de gols” também se repetiu no Tottenham. Além da goleada para o Chelsea, os Spurs empataram com o Arsenal em 2 a 2 e com o Manchester City em 3 a 3, ambos como visitante.
Ange Postecoglou x Antonio Conte
O resultado de tudo isso até a 15ª rodada da Premier League é a quinta colocação, com 27 pontos, oito vitórias, três empates e quatro derrotas. Foram 29 gols marcados e 22 sofridos, dando um saldo de sete. Os números de Ange Postecoglou até agora se assemelham com os de Antonio Conte na temporada passada.
Na 15ª rodada da Premier League em 2022/23, o Tottenham de Antonio Conte era o quarto lugar, com nove vitórias, dois empates e cinco derrotas. Foram 33 gols marcados e 25 sofridos até então, dando um saldo de oito tentos.
Além dos números na tabela de classificação, os placares mirabolantes também fizeram parte da campanha de Antonio Conte no Tottenham em 2022/23. Logo na estreia da Premier League, os Spurs golearam o Southampton em casa por 4 a 1. Logo em seguida, empataram em 2 a 2 com o Chelsea no Stamford Bridge e quatro rodadas depois venceram o Leicester por 6 a 2.
Reconstrução do Tottenham
Claro que os números não falam por si só, o contexto do Tottenham de Ange Postecoglou é completamente diferente. O treinador australiano chegou para “arrumar a casa”, após uma temporada devastadora. Antonio Conte saiu pela porta dos fundos, detonando a diretoria e o plantel. Além disso, a torcida dos Spurs viu seu ídolo Harry Kane deixar o clube rumo ao Bayern de Munique. O time londrino não participa de nenhuma competição europeia, o que mostra ainda mais o desastre que foi 2022/23.
Ange resgatou a confiança do Tottenham. Mudou Heung-min Son de posição e o coreano se tornou o artilheiro da equipe. O comandante também teve a enorme contribuição de James Maddison, que vinha jogando muito até se lesionar (três gols e cinco assistências). Não seria justo cobrar o australiano que os Spurs brigassem pelo título logo em sua primeira temporada, mas a ousadia do técnico empolgou e da mesma forma que a moral da equipe subiu, o time caiu na tabela em seguida.